“Amadeo de Souza-Cardoso” esta noite abre as portas à “Jovem Criação Europeia 2019/2021

AMARANTE. A exposição “Jovem Criação Europeia 2019/2021” abre ao público este sábado, dia 11, no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC), com uma proposta diferente: uma visita noturna, a partir das 21 horas. Os interessados devem inscrever-se on-line, no site do MMASC.

A iniciativa repete-se dias 17 e 18, à mesma hora. As obras selecionadas compõe a exposição coletiva que chega agora ao MMASC, depois de uma itinerância pelos restantes municípios que integram esta Bienal.

Rosário Correio Machado, a responsável pelo departamento de Cultura do Município de Amarante, explica que com as visitas noturnas “pretendemos dar início a uma nova relação entre o espaço, a sua coleção, as exposições e o visitante, num espaço de cultura mais aberto e permeável à comunidade. Pretendemos que todos sintam que, sempre que voltam ao museu, regressam a casa.”

Criada em 2000, a Biennale Jeune Création Européenne (Bienal Jovens Criadores Europeus / BJCE) tem como objetivo dar visibilidade e potenciar a integração de jovens artistas emergentes em circuitos artísticos e comerciais. Conta, atualmente, com sete municípios europeus: Hjørring (Dinamarca), Cēsis (Letónia), Cluj (Roménia), Tremezzina (Itália), Figueres (Espanha), Amarante (Portugal) e Mountrouge (França).

Em cada uma destas cidades há um júri próprio, ligado a uma instituição cultural local, que recebe e avalia as candidaturas dos jovens artistas.

Fátima Frade Reis, Nádia Duvall, Patrícia Trindade, Mariana Castro, Maria João Costa, Natacha Martins e Margarida Fernandes são os jovens artistas portugueses que participam nesta mostra com pintura, escultura, artes visuais, fotografia e instalação.

Exposição em dose dupla

“Jovem Criação Europeia 2019/2021” vai coabitar, no MMASC, com a exposição “Amadeo, entretecem-se as gerações…” de artistas e intelectuais Amarantinos: Amadeo de Souza-Cardoso, António Carneiro, Acácio Lino e Manuel Monterroso.

A exposição estará patente ao público até 3 de outubro de 2021. Para visitar de terça-feira a domingo, entre as 10h00 e as 12h30 e das 14h00 às 18h00. A entrada no MMASC tem o valor simbólico de 1 euro.

António Orlando

Next Post

Motard em estado grave após violenta colisão na EN15

Dom Set 12 , 2021
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.