Ano letivo arrancou em Baião mas programa PISA ainda sem data prevista de implementação

EDUCAÇÃO. As férias de verão findaram hoje. O ano letivo arrancou coma as habituais apresentações

Gonçalo Xufre Silva, coordenador nacional do Programa Internacional de Avaliação dos Alunos (PISA) reuniu-se esta semana, em Baião, com o Presidente da Câmara Municipal em exercício para discutir e avaliar a pertinência deste programa. Na reunião estiveram também presentes, Olga Melo, coordenadora de Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) da CIM – Tâmega e Sousa, o Primeiro-Secretário da CIM – Tâmega e Sousa, Telmo Pinto, e a vários responsáveis dos três agrupamentos escolares do concelho.

O PISA tem como objetivo, segundo Gonçalo Xufre Silva : “avaliar a forma como os alunos de 15 anos aplicam as competências nos domínios da Matemática, Leitura e Ciências face a problemas que lhes são colocados em situações de contexto real.”

O responsável fez notar que “não se trata de avaliar o currículo escolar ou apenas os conhecimentos adquiridos. Trata-se de analisar como no final da escolaridade básica os alunos são capazes de raciocinar e usar os conceitos apreendidos, bem como as ferramentas adquiridas, para explicar e prever fenómenos”.

Na reunião foi garantido que “em breve” serão revelados os pormenores da implementação deste programa em Baião.

NOVO ANO ESCOLAR

Perto de dois mil alunos, 1814 para ser exato, é o número da população escolar total no concelho de Baião que iniciou hoje o período de aprendizagem 2021/2022 . Destes, só 948 alunos são abrangidos pelo transporte escolar. Serviço este que é apoiado de acordo com os escalões dos alunos, para todos os níveis de ensino desde o 1.º ciclo até ao final do ensino secundário regular.

Por causa da Pandemia, os Agrupamentos de Escolas recorreram ao pelouro da educação da Câmara Municipal de Baião de forma a atender que todas as condições de higiene e segurança, recomendadas pela DGS sejam cumpridas.

PISA

  • O Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) é uma rede mundial de avaliação de desempenho escolar, realizado pela primeira vez em 2000 e repetido a cada dois anos. É coordenado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), com vista a melhorar as políticas e resultados educacionais

Nuno Correia

Next Post

Município de Resende realizará caminhada solidária

Dom Set 19 , 2021
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.