Sociedade: O sistema funcionará como uma porta de entrada única para os serviços públicos digitais, mas só estará completo em 2023.

A ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, anunciou hoje, dia 17, pela manhã, o Portal Digital Único, que arranca no último trimestre de 2022, com serviços como a Carta de Condução na hora, a Renovação Automática e a ativação ‘online’ do Cartão de Cidadão, o pedido de nacionalidade ‘online’, a morada sempre atualizada ou o MySNS Marcação de consulta”, detalhou a ministra.
O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a modernização dos serviços públicos prevê um investimento na Administração Pública de 578 milhões de euros até 2026, dos quais 188 milhões serão aplicados na reformulação do atendimento dos serviços públicos e consulares, cerca de 70 milhões em serviços eletrónicos sustentáveis e 88 milhões na capacitação da Administração Pública.
Com este investimento, o governo espera que o retorno se traduza na poupança de 14 milhões de horas de espera, o que se refletirá num benefício de 270 milhões de euros para a economia