SOCIEDADE: A primeira fase destina-se a alguns grupos específicos, como utentes e profissionais de lares, doentes e profissionais da rede de cuidados continuados integrados, profissionais do SNS e grávidas

A primeira fase da vacinação gratuita contra a gripe começa na próxima segunda-feira, anunciou a Direcção-Geral da Saúde (DGS). Esta primeira fase, à semelhança do que aconteceu no ano passado, destina-se a pessoas em determinados contextos que incluí “residentes, utentes e profissionais de estabelecimentos de respostas sociais, doentes e profissionais da rede de cuidados continuados integrados e profissionais do Serviço Nacional de Saúde” .
A segunda fase da vacinação vai abranger as pessoas “com idade igual ou superior a 65 anos e aquelas que são portadoras de doenças ou condições que as colocam nos grupos de risco”. No entanto, não é dada informação de quando irá começar esta fase da vacinação.
Portugal comprou 2.2 milhões da vacina contra a gripe, e a DGS apela “à adesão das pessoas que têm critério para a vacinação contra a gripe, num processo que será feito de forma organizada, decorrendo nos próximos meses”.




