Coligação Afirmar Amarante PSD/CDS mantém maioria mas perde um vereador para o PS

AUTÁRQUICAS´21. José Luís Gaspar, pela coligação PSD-CDS, foi reeleito presidente da Câmara de Amarante para o terceiro mandato consecutivo. A vitoria da coligação de direita “Afirmar Amarante” PSD/CDS, a terceira consecutiva, porém, foi mais magra que a anterior de 2017, o que lhe valeu a perda de um vereador. Ainda assim, os amarantinos deram a segunda maioria à coligação de Afirmar Amarante.

Deste modo, no derradeiro mandato, o autarca José Luís Gaspar vai ter a seu lado quatro vereadores. O PS, que apostou no jovem deputado Hugo Carvalho como cabeça de lista,  aumentou o número de vereadores no Executivo Municipal. Passam a ser quatro os socialistas na oposição à governação da Câmara. Eram três até aqui.

José Luís Gaspar reeleito Presidente da CM Amarante

A coligação Afirmar Amarante PSD/CDS também voltou a ser a força mais votada para a Assembleia Municipal. O médico Pedro Cunha (PSD) que liderou a lista da coligação deverá ser reconduzido ao cargo de Presidente. 

Nas Assembleias de Freguesia (AF), a coligação Afirmar Amarante conquistou 13 das 26 freguesias que compõem o concelho. Já o PS obteve 12 vitórias. Ainda assim, os socialistas dominam nos dois pólos urbanos do concelho (Amarante- cidade e Vila Meã).

Na União de Freguesias de Amarante (S. Gonçalo, Madalena e Cepelos) a AF  manteve-se nas mãos do PS por 97 votos, embora com novo presidente, no caso, Américo Paulo Ribeiro. O presidente cessante da freguesia sede do concelho, por opção, abandonou a vida autárquica. Lino Macedo foi reconduzido na “Vila”.

Refira-se que a representatividade nos órgãos autárquicos de Amarante volta a cingir-se à coligação PSD/CDS e ao PS. O Bloco foi a terceira força política mais votada para a Câmara com 656 votos. O CHEGA foi o quarto partido mais votado com 623 votos e por fim, a CDU com 511 votos.

Assembleias de Freguesia:

COLIGAÇÃO AFIRMAR AMARANTE PSD/CDS VENCEU:

  • Fridão;Gouveia (São Simão); Jazente; Rebordelo; Salvador do Monte; Telões; Travanca; União Freguesias Bustelo, Carneiro e Carvalho de Rei; União Freguesias Figueiró (Santiago e Santa Cristina); União Freguesias Olo e Canadelo; União de Freguesias de Vila Garcia, Aboim e Chapa; Vila Caiz; Vila Chã do Marão

PS VENCEU:

  • Candemil;Fregim;Gondar; Lomba; Louredo; Lufrei; Mancelos; Padronelo; União Freguesias Aboadela, Sanche e Várzea; União Freguesias de Amarante (S. Gonçalo, Madalena, Cepelos e Gatão; União Freguesias Freixo de Cima e de Baixo; União de Freguesias, Vila Meã (Real, Ataíde e Oliveira);

SABER MAIS :

https://www.autarquicas2021.mai.gov.pt/resultados/territorio-nacional?local=LOCAL-130100

António Orlando

Next Post

Cristina Vieira reeleita no Marco com maioria reforçada 

Seg Set 27 , 2021
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.