Baião volta a receber mundial de F2, em motonáutica, com o pensamento na F1

DESPORTO. A Albufeira da Pala, em Ribadouro, recebe dentro de oito dias, a 9 e 10 de outubro, o Grande Prémio de Baião, prova pontuável para o Campeonato do Mundo de F2 em Motonáutica

O GP de Baião, agendado para dentro de oito dias, já esgotou a capacidade hoteleira do concelho que além de ter dois grandes hotéis, é o município do distrito do Porto com mais camas no turismo rural. A forte procura “é uma clara demonstração da retoma da economia versus turismo”, disseram os intervenientes da conferência de imprensa realizada esta sexta-feira, no albergue “Aconchego das Memórias”, em Porto Manso, Ribadouro, de apresentação do GP de Baião.

Paulo Pereira lamentou a falta de financiamento para a realização da prova através de fundos comunitários por parte do Governo para com eventos de índole desportiva que fazem movimentar a economia das regiões. O autarca revelou que manifestou a discordância, junto do Secretário de Estado do Desporto, “porque uma prova destas é muito mais do que uma prova desportiva, visto que tem um impacto em toda a região. Refira-se que o apoio comunitário a este tipo de eventos é limitado a três financiamentos, algo que desagrada ao edil baionense. “Não faz sentido porque se estes eventos são importantes e se têm um impacto positivo importante na nossa região, não se compreende porque é que tem de ser uma vez só ou duas ou três”, disse.

A falta de financiamento por parte do Governo para a realização da prova obrigou a autarquia a recorrer ao apoio de entidades como Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, SA (APDL) e ao Turismo Porto e Norte de Portugal.

Joaquim Gonçalves, representante do conselho de administração da APDL, garantiu que o seu organismo “fará o seu melhor, quer na gestão de infraestrutura, quer criando aqui as condições operacionais para que a prova decorra com toda a segurança que é desejada para este evento”.

A competição conta com 17 inscritos, entre os quais Duarte Benavente, o único piloto português em prova, que procurará repetir a vitória ocorrida em 2020. A competição é disputada na pista da Pala, no rio Douro, considerada a”melhor pista do mundo para a modalidade“.

Em face de tais atributos, quando é Baião recebe uma prova do Mundial de F1? À pergunta do tâmega.tv, seguiu-se um sorriso rasgado e as explicações possíveis dos intervenientes da conferência de imprensa: para Paulo Ferreira, presidente da Federação de Motonáutica, a Pala “tem todas as condições para a receber e em função das mudanças que estão a ser feitas no mundial tudo farei para a conseguir trazer para Baião”; o autarca local, Paulo Pereira, que vem acalentando a esperança de tal pretensão, coloca a tónica no investimento da prova de F1 que “fica três a quatro vezes mais cara. Em tudo o resto, há condições”, garante o autarca; “podem haver condições para trazer essa prova para Baião”, admite Luís Pedro Martins, presidente da entidade Turismo Porto e Norte de Portugal que já financia a prova de F2.

Oportunidade para Benavente

Regressando com “os pés à água da Pala-Douro”, em termos desportivos, o GP de Baião em F2, tem à partida o lituano Edgaras Riabko como líder do mundial. No ano passado o piloto da Letónia foi vice-campeão mundial atrás do português Duarte Benavente. Desta vez Benavente, se quiser renovar o título, tem de ganhar em Baião e em Vila Velha de Ródão, onde termina a competição deste ano. Confirmada está também a presença de Rashed AlQuemzi, piloto dos Emirados Árabes Unidos, que já se sagrou campeão mundial, em 2019, em Baião.

A prova arranca no sábado, dia 9, pelas 8 horas, com a abertura do paddock. Entre as 11.15 horas e as 12.45 horas terão lugar os treinos livres e, das 15 horas às 17 horas decorrerão os treinos de qualificação.

Para domingo, dia 10 de outubro, está marcada a corrida de repescagem, a acontecer entre as 11.30 horas e as 12 horas. Da parte da tarde terá início a volta de apresentação, pelas 15.30 horas, seguindo-se o Grande Prémio de Baião, pelas 15.45 horas. A cerimónia de entrega de prémios está agendada para as 17 horas.

António Orlando

Next Post

Município de Amarante assinala Dia do Idoso com visitas ao Museu

Sáb Out 2 , 2021
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.