Ecopista do Tâmega vence Prémio Europeu de Vias Verdes

SOCIEDADE: A ecopista que liga 3 municípios foi premiada, numa conferência em Valência, por valorizar a herança ferroviária

A Ecopista do Tâmega, que liga Amarante, Celorico de Basto e Cabeceiras de Basto, foi distinguida com o Prémio Europeu de Vias Verdes que valorizam linhas de comboio desativadas. O prémio bienal promovido pela Associação Europeia de Vias Verdes reconhece exemplos das melhores práticas das Vias Verdes em toda a Europa.

A distinção foi revelada a 30 de setembro, no âmbito na conferência internacional sobre Vias Verdes, Mobilidade, Lazer e Turismo, que decorreu em Valência, cidade espanhola. No evento estiveram presentes: Carlos Fernando Peixoto, vice-presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, e Carla Lousada, vereadora com o pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, em representação da Associação de Municípios do Baixo Tâmega (AMBT).

Para o presidente da Associação de Municípios do Baixo Tâmega, Paulo Pereira este prémio “demonstra, uma vez mais, que a existência desta Associação de Municípios é sem dúvida uma mais-valia para esta região. Só através desta sinergia criada entre os municípios foi possível conquistar este prémio, que está ao alcance de muito poucos e que promoverá e divulgará a região de forma exemplar, mostrando claramente que o associativismo público é um exemplo de desenvolvimento regional.”

A categoria em que a Ecopista do Tâmega foi distinguida, na categoria Prémio Especial, pretende recompensar iniciativas que valorizem a herança ferroviária e/ou iniciativas ou produtos turísticos que promovam o uso de comboios, incluindo o transporte de bicicletas, para aceder às vias verdes, e destinadas a um ou mais desses trilhos. 

Nuno Correia

Next Post

Associação de Futebol do Porto (AFP) pede discernimento na abertura dos estádios

Sex Out 1 , 2021
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.