Fundação Eça de Queiroz entregou Prémio Literário

CULTURA. Frederico Pedreira foi o vencedor do galardão e evento contou com a presença de várias figuras importantes em Baião

A cerimónia de entrega do Prémio Literário Fundação Eça de Queiroz / Fundação Millennium BCP ditou a entrega do galardão a Frederico Pedreira, com a obra “A Lição do Sonâmbulo”. O evento, realizou-se no dia 2 de outubro, na Fundação Eça de Queiroz, em Santa Cruz do Douro.

Nesta iniciativa, que serviu também para festejar o 31.º aniversário da constituição da Fundação Eça de Queiroz, estiveram presentes a Ministra da Cultura, Graça Fonseca, o Presidente da Fundação Millennium BCP, António Monteiro, o Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, o Presidente do Conselho de Administração da Fundação Eça de Queiroz, Afonso Eça de Queiroz Cabral entre outras individualidades que integram os órgãos da Fundação e os Amigos de Tormes.

De dois em dois anos, o prémio no valor de 10 mil euros, distingue uma obra ficcional escrita em português e publicada em Portugal por um autor com menos de 40 anos. Desde 2020 que o prémio passou a designar-se Prémio Literário Fundação Eça de Queiroz / Fundação Millennium BCP, uma vez que tem agora o apoio mecenático da Fundação Millennium BCP que tem na cultura e preservação do património histórico a sua principal área de intervenção.

O Presidente da Fundação Millennium BCP, António Monteiro, afirmou que “este prémio é uma maneira de ajudar à divulgação das obras”, realçando ainda o “trabalho notável que tem sido feito pela Fundação Eça de Queiroz”. Já a Ministra da Cultura agradeceu o convite: “é uma honra estar presente nesta cerimónia num lugar único do património literário português e que é uma janela para o património natural que Eça de Queiroz tão ricamente descreveu”.

O Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, na sua intervenção referiu que “a Fundação Eça de Queiroz é uma das joias da coroa de Baião e é uma referência no que diz respeito aos estudos queirosianos, lançando luz e abrindo caminhos de estudo para os investigadores de todo o mundo que aqui acorrem. A Fundação é um dos pilares estratégicos na vertente da cultura e do turismo que temos levado a cabo na autarquia.

Nuno Correia

Next Post

Maria Gonçalves (1939-2021)

Qui Out 7 , 2021
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.