Pedro Almodóvar e Jorge Galindo em Amarante por “Pinturas Partilhadas”

CULTURA: Em Amarante exposta uma das “experiências de criação mais fortes da vida” do cineasta Pedro Almodóvar

Amarante recebe, amanhã, sábado, 9 de outubro, às 16 horas, no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, a exposição “Pinturas Partilhadas”, em estreia em Portugal. Os autores, como já foi noticiado pelo Tâmega Tv são Jorge Galindo e Pedro Almodóvar Para assinalar o momento, que contará com a presença dos artistas, haverá uma performance de Luísa Mota, às 15h, e uma atuação musical de Su Garrido, às 17h.

A colaboração criativa entre Jorge Galindo e Pedro Almodóvar começou a partir da encomenda de um desenho que o cineasta fez ao pintor para o seu filme “Dor e Glória” (2019). Para fazer o desenho em questão, Jorge Galindo inspirou-se nos vasos de flores que tinha nas proximidades e primeiros estudos foram feitos em aquarela. A partir das fotografias de Pedro Almodóvar trabalharam em telas de grande formato, um trabalho muito gestual, onde se serviram de cores fortes, tons que o realizador não usa nos seus filmes. O sentido de uma espacialidade aberta encontrou, sobre a resistência silenciosa das discretas imagens de Almodóvar, um palco (ou melhor: um ecrã) libertador, onde se arriscou um diálogo (una faena?) que, sem conduzir à perda das respetivas identidades, a ambos libertou das formas anteriores e já conhecidas.

Jorge Galindo, artista madrileno formado nas oficinas do Círculo de Bellas Artes de Madrid, que conta com 30 anos de carreira e que tem quadros em exposição espalhados nos museus mais importantes do Mundo, afirma que “O trabalho de colaboração com outro artista permite a cada um sair fora dos seus hábitos mais estabilizados e tocar a possibilidade de um olhar diferenciado e novo”.

Pedro Almodóvar, realizador, argumentista e ator, vencedor de dois Oscar, dois Globos de Ouro e quatro Baftas, também pintou e confessou “ter sido esta uma das experiências de criação mais fortes da sua vida”. “Há muito tempo que não experimentava algo totalmente novo e tão poderoso como a pintura, mas aqui estamos para partilhar convosco. Mas que fique claro que eu não sou pintor”, afirmou na inauguração da exposição em Madrid, em 2020.

“Pinturas Partilhadas” está patente em Amarante até 31 de dezembro, para visitar de terça a domingo, entre as 10h00 e as 12h30, as 14h00 e as 18h00. A entrada no MMASC tem o valor simbólico de 1€, e para estudantes, portadores de Cartão Jovem e maiores de 65 anos de 0,50€. Até aos 15 anos, a entrada é grátis.

Nuno Correia

Next Post

Comandante dos Bombeiros de Vila Meã apela às inscrições para novo recrutamento

Sex Out 8 , 2021
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.