“Marco + Igual” sensibilizam para a igualdade e não discriminação

SOCIEDADE. Iniciativas estão a ser levadas a cabo do Município do Marco de Canaveses para assinala um conjunto de datas comemorativas que impactam no domínio da inclusão social, igualdade e solidariedade. Por exemplo, no Dia Mundial da Alimentação serão entregues lancheiras saudáveis da EB1 do Marco e do JI Murteirados e irá ser publicado o “Hino da Alimentação”

As iniciativas “Marco + Igual” estão inseridas no âmbito da Estratégia para Igualdade e a Não Discriminação e assinalam um conjunto de datas comemorativas que impactam no domínio da inclusão social, igualdade e solidariedade. As iniciativas tiveram início no dia 1 de outubro, com o assinalar do Dia Internacional do Idoso mas prolongam-se até dezembro com a celebração de outras efemérides nestes domínios.

No dia 1 de outubro, de forma a celebrar o Dia do Idoso foram entregues almofadas confecionadas por crianças em contexto escolar, no ano letivo 2020/2021, a idosos que se encontram acompanhados pela GNR no âmbito da Operação Censos Sénior.

No dia 19 de outubro, para assinalar o Dia Mundial da Alimentação serão entregues lancheiras saudáveis da EB1 do Marco e do JI Murteirados; irá ser publicado o “Hino da Alimentação”, da autoria da Artâmega, e será cantado em todas as escolas; e serão também promovidas atividades educativas subordinadas ao tema da alimentação saudável.

No dia 25 de outubro, para assinalar o Dia Municipal para a Igualdade decorrerá a apresentação Pública da Adesão do Marco de Canaveses à Rede de Autarquias para a Igualdade, pela presença da Presidente da Direção da Questão de Igualdade – Associação para a Inovação Social, Ana Paixão, com participação dos parceiros do Conselho Local de Ação Social; decorrerá também a Exposição “Eu Sou Mais Igual”.

No dia 20 de novembro, para o 32.º Aniversário da assinatura da Convenção sobre os Direitos da Criança, será realizada pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do Marco de Canaveses, com o Centro Social de S. Martinho de Soalhães e a Associação dos Amigos do Rio Ovelha, uma caminhada sob o mote dos Direitos da Criança, em que se pretende solicitar aos participantes a doação de bens alimentares e distribuir às famílias mais vulneráveis do concelho.

No dia 25 de novembro, para Dia Internacional para a Eliminação da Violência Doméstica decorrerá o lançamento de Campanha de sensibilização comunitária para a eliminação da Violência Doméstica.

Para o Dia Internacional das Cidades Educadoras, assinalado no dia 30 de novembro, ocorrerá a cerimónia de entrega dos Prémios de Mérito #sucessoescolar 2020/2021, no Emergente Centro Cultural; sob o tema “A Cidade Educadora não deixa ninguém para trás”, será colocado um um cubo gigante no Jardim Municipal com fotografias alusivas às atividades desenvolvidas no domínio da Educação; ensaio do hino das Cidades Educadoras em todas as escolas, pela Artâmega, com a realização e publicação de um vídeo.

No dia 3 de dezembro, para o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, ocorrerá uma campanha de sensibilização articulada com o Provedor do Cidadão com Deficiência e a CERCIMARCO.

Já entre 19 e 28 de novembro, para assinalar o Acolhimento no Emergente Centro Cultural da Exposição nacional itinerante “Mercadoria Humana” decorrerá uma iniciativa em parceria com o projeto CAERUS, e uma exposição dedicada à sensibilização sobre Tráfico de Seres Humanos, acompanhada de ação de sensibilização sobre o tema.

Nuno Correia

Next Post

"Para além dos Novos Limites" na Casa da Granja

Qua Out 13 , 2021
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.