Festa Mundial de Animação em Amarante começa hoje

CULTURA: Amarante recebe 20.ª edição da Festa Mundial da Animação entre 25 a 31 de Outubro, edição que conta com várias atividades e muitos convidados nacionais e internacionais da área cultural

Inicia-se hoje, em Amarante, a 20.ª edição da Festa Mundial da Animação. A festa que se inicia hoje e termina a 31 de outubro, foi idealizada por Abi Feijó – fundador da Casa da Animação, professor universitário, realizador, produtor de cinema de animação (Ciclope Filmes) – a Festa Mundial da Animação transforma Amarante na capital nacional do cinema de animação ao longo de sete dias, onde são esperados convidados nacionais e internacionais, realizadores, produtores, argumentistas, animadores, mas também estudantes de cinema de animação de todo o país.

Esta iniciativa tem como principal objetivo “formar e sensibilizar novos públicos”, realizando ações de “natureza cultural que proporcionem o contacto com obras e autores, e a experimentação através de oficinas e encontros”. A partir de conteúdos relevantes do panorama atual da animação mundial, pretende fomentar cumplicidades e sinergias com os agentes locais da região, participando na inclusão social e reforçando a oferta cultural da cidade.

O momento alto desta Festa é a entrega do Prémio Nacional de Animação, que terá lugar no Cinema Teixeira de Pascoaes no domingo, 31 de outubro pelas 11 horas. Este prémio, foi criado em 2013 com o intuito de promover, incentivar e premiar a animação portuguesa, os seus autores e as estruturas/associações que promovem o ensino, pensamento e criação fazendo uso do cinema de animação. Assim, vários filmes irão concorrer em três categorias: Filmes de Profissionais, Filmes de Escolas e Filmes de Oficinas, e o Prémio do Público que é atribuído ao melhor filme de todas as categorias e votado a nível nacional através dos vários parceiros exibidores dos programas de cinema da FMA.

A realizadora multipremiada Joanna Quinn será a convidada desta edição e o público terá a oportunidade de ver o seu mais recente filme, “Affairs of the Art”, que venceu a última edição do Festival Internacional de Curtas-Metragens de Clermont Ferran. A realizadora terá ainda uma retrospetiva, uma exposição no Museu Amadeo de Souza-Cardoso, e fará uma masterclass para o público português. A Festa Mundial da Animação junta-se também à celebração dos trinta anos da produtora Animamostra e dá a conhecer o trabalho de outras três produtoras de cinema de animação: a Animais, a BAP e a Ciclope Filmes.

Os interessados podem consultar toda a programação aqui.

Nuno Correia

Next Post

“O Futuro da Metalomecânica de Amarante" como "uma oportunidade para as próximas gerações” em conferência

Seg Out 25 , 2021
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.