CCDR-NORTE prepara comemorações para o 20º aniversário do Douro Vinhateiro- Património Mundial

SOCIEDADE: Comemorações iniciam-se a 14 de dezembro, estendendo-se por um ano e irão contar com a presença de Marcelo Rebelo de Sousa

O Alto Douro Vinhateiro celebra 20 anos de aniversário como “Património Mundial” da UNESCO. Desta forma, António Cunha, presidente da Comissão de Coodernação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-NORTE), anunciou hoje, dia 16 de novembro, a iniciativa comemorativa. Comemorações estas que contam com o Alto Patrocínio do Presidente da República, e que arrancam a 14 de dezembro, estendendo-se por um ano.

Destacamos na agenda para 2021, a estreia da primeira ópera duriense, denominada de “Mátria”, que tem data de estreia para o dia 17 de dezembro, no Teatro de Vila Real e que “traz à luz do dia uma criação que presta tributo ao Douro, através de um libreto de Eduarda Freitas construído a partir de textos de Miguel Torga, com música original de Fernando Lapa”, detalhou fonte da organização; uma campanha de marketing territorial baseada em 20 histórias de vida de durienses, “storytelling de cariz comunitário, de forma a incentivar a comunidade regional e a promoção do seu sentido de pertença, do seu orgulho, e não o mercado turístico”; o lançamento do prémio “Vinha D`Ouro 2022”, que visa “distinguir boas práticas de preservação e/ou replantação de vinhas no contexto da mancha classificada da Região Demarcada do Douro”; e a renovação do Prémio Arquitetura do Douro, prémio que completa 15 anos e que pretende distinguir boas práticas de intervenção arquitetónica, patrimonial ou urbanística no território abrangido pela classificação da UNESCO, com a presença de Souto Mouro entre os jurados, vencedor da edição anterior. Será ainda apresentado o “Hino ao Douro”, uma iniciativa da Liga dos Amigos do Douro Património Mundial, que constitui também um desejo já antigo da Região, e o lançamento de um vinho comemorativo, numa iniciativa em parceria da Direção Regional de Agricultura do Norte e do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto.

Segundo o Presidente da CCDR-NORTE, “esta programação não se confina a um propósito comemorativo”. As comemorações sobre os 20 anos do Douro Património Mundial devem ser o solo para uma reflexão prospetiva sobre os próximos 20 anos”, explicou.

A Comissão Organizadora da iniciativa é composta, para além da CCDR-NORTE, pela Comunidade Intermunicipal do Douro, pela Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte, pelas direções regionais de Cultura e de Agricultura e Pescas do Norte, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, pelo Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, pelos Museus do Douro e do Côa e a Liga dos Amigos do Douro Património Mundial. Uma Comissão de Honra será presidida pelo Presidente da República.

Next Post

Mário Augusto da Silva Sequeira (1936-2021)

Ter Nov 16 , 2021
São Gonçalo- Amarante Faleceu o Exmo. […]

Veja também

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.