Portugal regressa ao nível de calamidade a partir de 1 de dezembro

PANDEMIA. O Conselho de Ministros decidiu, esta quinta-feira, que vai atrasar o início do segundo período e tornar o teletrabalho obrigatório durante uma semana, para fazer uma contenção de contactos após o Natal e o Ano Novo.

Uso de mascara volta a ser obrigatória em espaços fechados, anunciou esta tarde o primeiro ministro em conferência de imprensa após o Conselho de Ministros.

O Governo decidiu impor o uso do Certificado Digital no acesso aos restaurantes, s unidades turísticas e hoteleiros e nos eventos com lugares marcados e ginásios.

Quanto aos testes à covid-19 passam a ser obrigatórios nas visitas aos lares, hospitais, grandes eventos (desportivos ou culturais sem lugares marcados), discotecas e bares.

Nos aeroportos e zonas de fronteira a entrada de cidadãos no território nacional, seja qual for o ponto de origem e nacionalidade do passageiro “só será possível e mediante a apresentação do certificado digital”.

O Governo decidiu ainda impor a aplicação de coimas de 20 mil euros às companhias aéreas por cada passageiro que entre em Portugal sem estar testado. Aliás, as coimas podem ir até à perda das licenças das empresas transportadoras.

Nessa conformidade o Governo anunciou ainda o reforço do controlo nos aeroportos com contratação de empresas de segurança privada para que seja verificadas as condições de acesso de todos os passageiros.

Para evitar um janeiro “trágico” como o do ano passado, o Conselho de Ministro decidiu adiar a reabertura do segundo período letivo: as aulas começam apenas a 10 de janeiro.

Nessa “semana de contenção”, de 2 a 9 de janeiro, o teletrabalho passa a ser obrigatório e as discotecas estarão fechadas.

António Costa lembra ainda que o aumento da vacinação não significa o fim da pandemia, apelando à responsabilização individual dos portugueses. “Todos queremos ter um Natal em segurança”, sublinhou, justificando assim a necessidade de recorrer a essa semana de contenção.

António Orlando

Next Post

Tâmega TV | Bola Parada - FC Alpendorada

Qui Nov 25 , 2021
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.