Organista da Catedral de Notre-Dame dá concertos em Amarante e no Marco de Canaveses

CULTURA. Concertos estão inseridos no Ciclo de Órgão de Tubos do Festival Inventa. Francês Olivier Latry é um dos três principais organistas da mítica Catedral parisiense

A Igreja dos Clérigos de São Pedro, em Amarante e a Igreja de São Martinho de Soalhães, no Marco de Canaveses irão ser palco de um concerto de órgão realizado pelo francês Olivier Latry.

Os concertos, que acontecem em Amarante pelas 21h30, de 10 de dezembro, e no Marco pelas 15h00, de 12 de dezembro, domingo, estão inseridos no Ciclo de Órgão de Tubos do Festival Inventa, onde de 10 a 18 de dezembro, cinco igrejas e mosteiros receberão artistas de renome internacional.

Olivier Latry, organista francês, e um dos três habituais artistas que atuam na Catedral de Notre-Dame em Paris, irá também tocar no Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, em Felgueiras, no dia 11 de dezembro, sábado, pelas 21h30. Enquanto que João Vaz e Tiago Simas Freire irão atuar a 17 de dezembro, sexta-feira, pelas 21h30, na Igreja de São Martinho de Caramos, em Felgueiras; e dia 18 de dezembro, sábado, pelas 21h30, no Mosteiro de São Miguel de Refojos, em Cabeceiras de Basto.

A entrada para os concertos destes organistas é gratuita. A organização realça a importância deste instrumento, o órgão dentro da cultura portuguesa: “Organistas de todo o mundo reconhecem Portugal pela sua diversidade de órgãos de tubos funcionais, especialmente, em espaços de culto religioso. Valorizando os órgãos instalados no território intervencionado, é proposto um ciclo de programação específico, com dimensão internacional, em itinerância por cinco igrejas e mosteiros de quatro municípios integrantes da rede”.

Para além da Rota do Românico, este projeto de parceria integra também a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, a Associação de Municípios do Baixo Tâmega e os Municípios de Cabeceiras de Basto e Mondim de Basto.

Nuno Correia

Next Post

Grupo Vallis de Vila Meã organiza concerto solidário

Ter Dez 7 , 2021
Share on Facebook Tweet it Pin […]
Instagram did not return a 200.

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.