AMC fez pareceria internacional para promover sustentabilidade

AMARANTE. Aventura Marão Clube (AMC), entidade coordenadora da Casa da Juventude de Amarante (CJA), participou na Parceria Estratégica “COOLIVING”, financiada pelo Programa Erasmus+ da União Europeia.

O projeto COOLIVING , que teve início em 2019, juntou, durante três anos (prolongamento de 1 ano devido ao Covid-19), quatro parceiros: de Portugal (Aventura Marão Clube), Itália (Porto di Terra), Reino Unido (Youth Innovation) e República Checa (International GEMS), num trabalho de promoção de hábitos de vida saudáveis, da sustentabilidade e da produção biológica.

“Ao longo do projeto foram desenvolvidas duas mobilidades, que deram oportunidade a vários jovens dos países parceiros de desenvolver as suas competências e melhorar os seus hábitos de vida”, refere o AMC.

Em julho de 2019, o AMC enviou cinco jovens para Polizzi Generosa, Sicília, Itália, uma comunidade agroecológica onde foi implementada a primeira das mobilidades. Os tópicos mais trabalhados foram a agricultura biológica, amiga do ambiente, com respeito pelo que a terra nos dá e de um estilo de vida em comunhão com a Natureza.

Em novembro de 2020, “tendo em conta todas as medidas de segurança e higiene devido à pandemia”, foi implementada a segunda mobilidade do projeto. “Neste segundo encontro, dada a experiência do AMC, foram abordados tópicos ligados ao desporto de natureza, ao comércio justo e alimentação vegetariana. Além disso, visitaram ainda uma comunidade agroecológica onde participaram em workshops sobre vermicompostagem e bombas de sementes”. 

“Hoje”, conclui o Aventura Marão Clube, “quase três anos após o primeiro encontro dos parceiros do projeto, é gratificante olhar para trás e ver o impacto que todo o trabalho das organizações teve nos participantes que por eles passaram”.

Next Post

Os fatos, especiais, espaciais

Dom Dez 26 , 2021
OPINIÃO. “Sabia que os fatos espaciais […]

Veja também

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.