POLITÍCA: Orçamento da câmara PSD foi aprovado por maioria. PS absteve-se e sugeriu a realização de uma auditoria externa às contas da câmara. Divida municipal acima dos 13 milhões de euros. Autarca diz-se “muito condicionado por compromissos financeiros já assumidos e pelo passivo da Câmara Municipal”

O Orçamento Municipal para 2022 da Câmara de Celorico de Basto foi aprovado por maioria dos deputados municipais na reunião da Assembleia Municipal de Celorico de Basto.
O orçamento, que compreende todas as receitas e despesas do Município para o ano 2022, prevendo-se a plurianualidade até 2026, tem como vetores principais “o Controlo da Divida global, a seletividade da despesa municipal, assim como o desenvolvimento social, económico e cultural a fim de melhorar a qualidade de vida da população de Celorico de Basto”, explica fonte do executivo.
O PS deixou passar o orçamento abstendo-se “uma vez que é um orçamento muito limitado, pois constatou-se que a dívida da câmara municipal não é de 8 milhões de euros, como anunciado pelo anterior presidente da câmara, do PSD, mas efetivamente muito superior a 13 milhões de euros”. Os socialistas sugiram a realização de uma auditoria geral externa às contas da câmara.
Orçamento Municipal de Celorico de Basto para o ano 2022
- Manutenção da taxa de IMI no limite mínimo estabelecido por lei (0,3%) sendo reforçada para quem tenha dependentes a cargo, 20 euros com um dependente, 40 euros com dois dependentes e 70 euros com três ou mais dependentes a cargo.
- Aplicação da taxa reduzida de 4% no IRS para pessoas singulares.
- Não está prevista a aplicação da taxa de de derrama “a fim de incentivar a sua instalação e manutenção no concelho”
Este orçamento é muito condicionado por compromissos financeiros já assumidos e pelo passivo da Câmara Municipal. Gostaríamos de ter um orçamento mais flexível e com menor despesa corrente para fazer mais e melhor pelas nossas gentes. Contudo, isso não nos vai fazer baixar os braços, pelo contrário, vamos trabalhar com mais afinco para atrair todo o tipo de apoios comunitários para desenvolvermos os projetos que temos em mente e por consequência, imprimir o desenvolvimento que queremos ver na nossa terra.
José Peixoto Lima, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto
Esta dívida enorme [superior a 13 milhões de euros] vai condicionar as obras nas freguesias e o desenvolvimento do concelho. O Senhor Presidente da Câmara referiu que está focado no futuro, mas que ainda não sabe a real extensão da dívida, pois estão sempre a aparecer mais ´surpresas`.
Grupo Municipal do PS/Celorico de Basto