POLITÍCA: Orçamento de 39.9 milhões, cresceu 11.8% de 2020 para 2021; , 13,3 milhões estão destinados ao Plano Plurianual de Investimentos, “para obras e medidas estruturantes para o desenvolvimento do concelho”

O Orçamento Municipal de 39.9 milhões foi aprovado, com os votos favoráveis dos deputados do PS e abstenções do PSD e CDS-PP, na Assembleia Municipal do Marco de Canaveses que teve lugar esta terça-feira, 28 de dezembro. O orçamento apresenta um valor total de aproximadamente 39,9 milhões de euros, mais 4,2 milhões (11,8%) do que em 2021. Este aumento é justificado “pela assunção de novas competências na área da Ação Social e pela subida nos projetos de investimento cofinanciados por fundos comunitários”, explica fonte da autarquia.
13,3 milhões, dos 39.9 milhões dizem respeito ao Plano Plurianual de Investimentos, no qual se incluem obras e medidas estruturantes para o desenvolvimento do concelho.
Na área da Habitação, “as empreitadas já definidas e dotadas, em plano, são de aproximadamente 850 mil euros de investimento para o desenvolvimento da Estratégia Local de Habitação, que prevê a construção de habitações, iniciando-se, em 2022, pela requalificação de edifícios escolares sem uso”, numa operação financiada através de Acordo de Cooperação celebrado com o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), com um horizonte máximo até 2026 e em que o limite de investimento ultrapassa os 8 milhões de euros.
A Câmara assumiu, na área da Saúde e Educação, a manutenção de sete escolas e outras sete unidades de saúde, e integrou no seu quadro de pessoal recursos humanos destes serviços, no total de mais 243 funcionários. Em 2022 irá assumir também competências na área da Ação Social, assegurando o serviço de atendimento e de acompanhamento social (SAAS) e efetuando o acompanhamento dos contratos de inserção dos beneficiários do rendimento social de inserção (RSI), de acordo com os recursos. Estas três áreas representam quase 6,2 milhões de euros no Orçamento Municipal. Na área da Educação, destaque ainda para o investimento na requalificação da EB 2/3 de Alpendorada (1,5 milhões de euros), desenvolvida em parceria com o Ministério da Educação, e cofinanciada através de Fundos Comunitários.
Nas obras de Proximidade, o Município tem uma dotação de 1,5 milhões de euros. Já no Saneamento, o município irá investir 3.5 milhões na expansão e renovação de infraestruturas de saneamento e abastecimento de água, de onde se destacam a reformulação da ETAR Ponte das Tábuas e a Rede de Água, Saneamento e Águas Pluviais em Banho e Carvalhosa. Por fim, as obras que se incluem nas Infraestruturas Rodoviárias ultrapassam o valor de 2,8 milhões de euros, incluindo, entre muitas outras a “execução total ou a conclusão de viadutos, arruamentos e obras complementares, construção de passeios, beneficiação de acessos e parque de estacionamento da Estação do Marco e o alargamento da curva junto à Igreja de Penha Longa”.
Cristina Vieira, Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, sublinhou:
o apoio expressivo manifestado pelos marcuenses às nossas propostas, em setembro passado, serviu como forma de partilha coletiva dos frutos do muito trabalho desenvolvido. O próximo quadriénio será ainda mais profícuo na capacidade de alavancar o desenvolvimento do nosso concelho e é com este espírito, e com esta confiança num futuro sempre melhor, que apresentamos este Orçamento tão ambicioso


