Celorico. Moinhos do Freixeiro vandalizados

SOCIEDADE: Vandalização ocorreu durante as festividades da passagem de ano, embora seja algo recorrente; Município apresentou queixa junto da GNR

Os Moinhos do Freixieiro, em Celorico de Basto foram vandalizados durante as festividades da passagem de ano. O Município, em comunicado, explicou que já é algo recorrente e que apresentou queixa à GNR.

Dois edifícios, que integram o circuito de moinhos do Freixieiro, localizados no centro da sede do concelho, foram vandalizados, tendo sido arrombadas várias portas. “Este conjunto de moinhos representa um importante património, integrado no Parque Lúdico do Freixieiro onde está a decorrer uma ação de restauro e recuperação, de forma a valorizar estes equipamentos”, explica fonte da autarquia.

O Município de Celorico de Basto afirma também que atos de vandalismo neste espaço já são habituais, atos, nomeadamente com graffitis, arrombamento de portas, destruição do interior destes núcleos museológicos e até mesmo a realização de fogueiras que deram origem a incêndios.

Desta forma, o executivo “está a preparar um conjunto de ações para reforçar a vigilância destes espaços públicos e uma campanha de sensibilização junto dos mais novos de forma a diminuir este tipo de ocorrências”.

O Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, lamenta o sucedido: “este é um acontecimento lamentável, que destrói o nosso património e memória coletiva. Além disso, obriga o Município a canalizar recursos humanos e financeiros que poderiam ser colocados ao serviço da população. É, infelizmente, recorrente este tipo de atos de vandalismo no espaço público, o Município irá, por isso, tomar medidas para reforçar a segurança destes equipamentos, dissuadir estas atitudes e facilitar as forças de autoridade na identificação dos infratores, bem como a realização de uma campanha de sensibilização, sobretudo junto dos mais novos, para a valorização do bem comum e proteção do património público. Este é um espaço de todos e que todos têm o dever de preservar”.

Nuno Correia

Next Post

400 mil euros encontrados escondidos num muro em Penafiel continuam por reclamar

Ter Jan 4 , 2022
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.