SOCIEDADE: Choque envolveu 17 veículos, provocando um morto e ferindo, pelo menos 30 pessoas; seguradoras vão simplificar e acelerar os pagamentos
As seguradoras irão simplificar e acelerar os pagamentos devidos pelo acidente que ocorreu no dia 29 de dezembro na Autoestrada 4 (A4), zona de Penafiel, que envolveu 17 viaturas, matando uma pessoa e ferindo pelo menos 30.
A Associação Portuguesa de Seguradores (APS) acionou o “Protocolo para Regularização de Choques em Cadeia”, para aplicação de regras excecionais e simplificadas na avaliação do acidente: “Ao abrigo do acordo, as seguradoras abdicam do processo de apuramento de responsabilidades, ultrapassando um exercício que é especialmente complexo em circunstâncias como as envolveram este acidente e acelerando, significativamente, o ressarcimento das vítimas”.
Desta forma, “cada seguradora regularizará os danos relativos aos veículos que ela própria segura e aos respetivos ocupantes, sendo os custos globais do sinistro repartidos depois por todas as seguradoras em função dos veículos envolvidos que seguram”.
Os envolvidos neste acidente, que teve origem como noticiado pelo Tâmega Tv, no óleo no piso terão os seus pagamentos acelerados.