SOCIEDADE: Município tinha tomado uma posição contra o encerramento do BCP em Gandarela, tendo retomado negociações para reverter o encerramento que se revelaram ineficazes; Caixa multibanco, altamente funcional, funcionará agora nas instalações da junta de freguesia

Uma nova caixa multibanco será instalada na Junta de Freguesia de Basto S. Clemente com o intuito de minorar os transtornos provocados à população com o encerramento da sucursal do Millennium BCP. Recordamos, como noticiado pelo Tâmega Tv, que a Câmara Municipal de Celorico tinha tomado uma posiição contra o encerramento do Balcão do Millennium BCP em Gandarela de Basto, tendo José Peixoto Lima, Presidente da Câmara Municipal manifestado o seu descontentamento, argumentando que era uma medida que iria prejudicar os empresários.
Desta forma, o Município de Celorico de Basto, a Junta de Freguesia de Basto S. Clemente e o Millennium BCP reuniram com o intuito de reverter o encerramento da sucursal do Millennium existente na vila de Gandarela de Basto. “As negociações mostraram-se infrutíferas nesse sentido tendo, na tentativa de minorar os transtornos provocados por essa situação, culminado com o acordo de colocação de uma caixa multibanco, altamente funcional, nas instalações da junta de freguesia”, revelou fonte da autarquia. A caixa permitirá fazer depósitos, pagamentos ao Estado, carregar telemóveis, pedir cheques, entre outros.
O edil celoricense admite que “o interior tem vindo a sentir os efeitos do abandono de uma forma avassaladora. O encerramento destes serviços é a mostra da falta de interesse pelas populações afastadas das grandes cidades, onde o acesso a esses serviços é menor e por isso o lucro também. A colocação da caixa multibanco não era o nosso objetivo mas vem minorar os transtornos provocados à população da zona de Gandarela. É preciso que o poder central esteja mais atento ao interior, às pessoas que aqui habitam e permitam que os serviços estejam à disposição de todos os portugueses de igual modo. Só assim conseguiremos contrariar o êxodo e a emigração e incentivar à fixação de pessoas”.
Daniel Meireles, Presidente da Junta de Freguesia de Basto S. Clemente, defende que as pessoas daquela localização geográfica “merecem muito mais que uma caixa multibanco, merecem serviços de qualidade, onde se evidencie o respeito pelas populações. Foi uma luta desigual quando o lucro é objetivo. Nós procuramos articular todos os esforços para que, pelo menos tivéssemos uma caixa multibanco, que agora está localizada no edifício da Junta de Freguesia à disposição de toda a população”.




