COVID-19: Autoridade Europeia do Medicamento (EMA) recomendou a comercialização do medicamento antiviral oral Paxlovid, mas Comissão Europeia tem de aprovar a entrada no mercado

A Autoridade Europeia do Medicamento aprovou a utilização do comprimido anti-Covid da Pfizer, sendo este o primeiro tratamento oral contra a doença aprovado pelo regulador europeu.
A EMA “recomendou a autorização do Paxlovid para o tratamento da Covid-19 em adultos que não necessitam de suporte respiratório mas que correm risco de agravamento da doença”, anunciou hoje o regulador. Para o medicamento ser autorizado, o Comité de Medicamentos Humanos da EMA (CHMP) avaliou os dados de um estudo com doentes infetados, que demonstrou que o Paxlovid “reduziu significativamente as hospitalizações ou mortes em pacientes que têm pelo menos uma condição subjacente que os coloca em risco de covid-19 grave”.
Apesar da maior parte dos participantes estar infetado com a variante Delta, a EMA espera, com base em investigação de laboratório, que o Paxlovid também seja ativo contra Ómicron e outras variantes do SARS-CoV-2.
A Food and Drug Administration (FDA), regulador dos Estados Unidos da América, também já tinha aprovado a utilização do medicamento no final de dezembro.