EDUCAÇÃO: 14 alunos receberam o diploma, após terem realizado o exame de proficiência da língua chinesa

A entrega de diplomas do curso de mandarim de Lousada decorreu recentemente no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar. Ao todo 14 alunos tiveram direito ao diploma após quatro anos de aulas, atendendo que a aprendizagem iniciou-se ano letivo 2017/2018. O último exame (proficiência da língua chinesa) que valeu o diploma realizou-se em finais de novembro ministrado pelo Instituto Confúcio da Universidade do Minho.
Este instituto oferece a possibilidade de realização dos exames: HSK- Hànyŭ Shǔipíng Kǎoshì e HSSK- Hànyŭ Shǔipíng Kŏuyŭ Kǎoshì, exames Oficiais de Nível de Língua Chinesa para todos os que aprendem esta língua como língua estrangeira, com autoria e tutela do Governo Chinês, com critérios uniformizados para todo o mundo.
O António Augusto Silva, Vereador da Educação do Município de Lousada, , reforçou que “a oferta do Mandarim às crianças e jovens do concelho tem duas mais-valias essenciais, por um lado põe-nas em contacto com uma cultura milenar, com aspetos muito distintos da cultura ocidental que lhes abre horizontes, e por outro, permite o domínio de uma língua, que pode ser um elemento de diferenciação curricular com forte impacto na carreira profissional de cada um deles”.
O curso de Mandarim é atualmente frequentado por 52 alunos, referentes a quatro turmas de outros tantos níveis.