CULTURA: Programa de cinco dias passa por várias cidades da região, concelhos que José Saramago visitou e que deram origem ao livro Viagem a Portugal
A Rota do Românico criou um novo programa turístico inspirado na obra literária de José Saramago, escritor que percorreu o país, de lés a lés e cujos registos deram origem ao livro Viagem a Portugal, publicado em 1981.
O programa da viagem, idealizado para cinco dias passa pelas seguintes cidades da região: Lousada, Felgueiras, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel, Amarante, Marco de Canaveses, Resende, Baião, Cinfães, Resende, sendo que a Rota do Românico explica em comunicado que “no território abrangido pela Rota do Românico, nos vales do Sousa, Douro e Tâmega, foram numerosos os monumentos, as paisagens e as experiências vivenciadas pelo escritor, que o programa turístico Viagem a Portugal procura, agora, relembrar e promover”.
O roteiro inicia-se em Lousada, no Centro de Interpretação do Românico, seguindo-se a Casa Museu de Vilar – A Imagem em Movimento. Depois do almoço, o itinerário segue para Felgueiras para o Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, seguindo-se o Mosteiro de São Pedro de Ferreira de Paços de Ferreira, o Mosteiro de São Pedro de Cête, em Paredes, o Mosteiro do Salvador de Paço de Sousa, em Penafiel.
No dia dois, o programa inicia em Amarante, na Igreja de Santo André de Telões, seguindo-se a Ecopista do Tâmega – Amarante. Depois do almoço, o Museu Amadeo de Souza-Cardoso é a primeira visita, seguindo-se o Centro Histórico de Amarante, com uma prova dos doces conventuais; a última visita do dia é o Espaço Douro & Tâmega.
No terceiro dia, a Igreja de Santa Maria, em Marco de Canaveses é a primeira visita, sucedendo-se a Igreja do Salvador de Tabuado. Depois de almoço, o turista poderá visitar a Cidade Romana de Tongobriga e a Casa dos Lenteirões – Doces do Freixo.
Resende é o local eleito para o inicio do quarto dia, mais especificamente com um Passeio de barco até às Caldas de Aregos. Após este passeio, segue-se uma ida até Baião, para o Caminho de Jacinto até à Fundação Eça de Queiroz. Após um almoço Queirosiano, segue-se a visita ao Mosteiro de Santo André de Ancede, um passeio em todo o terreno pela Serra da Aboboreira e uma visita ao Dólmen de Chã de Parada.
No último dia do roteiro, o Miradouro de Teixeirô, em Cinfães é a primeira visita, seguindo-se uma visita ao Museu Serpa Pinto. O programa volta a Resende, para visitar a Ponte da Panchorra, o Mosteiro de Santa Maria de Cárquere e a Igreja de São Martinho de Mouros.