AVISO. Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu um alerta em que recomenda a permanência em casa para minimizar contacto com as poeiras.
A qualidade do ar está a piorar em todo o País devido às poeiras do deserto do Saara que chegaram ontem a Portugal.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê também que as poeiras oriundas do norte de África se mantenham no território até amanhã quinta-feira, dia 17. Além de causarem alterações na cor do céu, estas poeiras podem ter “implicações na qualidade do ar e possíveis impactos na saúde”, alerta a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Enquanto se mantiverem no ar as poeiras vindas do norte de África, a Direção-Geral de Saúde as autoridades recomendam às pessoas mais suscetíveis à fraca qualidade do ar que fiquem dentro dos edifícios e, se possível, de janelas fechadas.
A autoridade de saúde pública apela a quem puder que evite respirar ao ar livre, mas se tiver de ser, pelo menos que evite esforços ou exercícios físicos.
Também a Sociedade Portuguesa de Pneumologia aconselha os doentes asmáticos a minimizarem a exposição ao ar livre, cumprir a medicação e, em caso de terapêutica de SOS, reforçar a utilização.
“Este poluente (partículas inaláveis – PM10) tem efeitos na saúde, principalmente na população mais sensível, crianças e idosos, cujos cuidados devem ser redobrados durante a ocorrência destas situações”, divulgou a autoridade de saúde.