GASTRONOMIA. Este ano realiza-se entre os dias 1 e 3 de abril, e mais uma vez fará as delícias dos apreciadores destas iguarias do concelho de Baião, que já há vários anos são alvo de elogios dos visitantes da feira.

A 16.ª Edição da Feira do Fumeiro, do Cozido à Portuguesa e dos Vinhos de Baião volta a ser realizada nos moldes habituais depois de um interregno em 2021, em virtude da pandemia. Funcionará de 1 a 3 de abril, numa mega tenda com 1500 metros quadrados, “plantada” no recinto da feira municipal do Tigelinho. O certame alia gastronomia à venda de produtos tradicionais.
O Vereador dos Assuntos Económicos, José Lima, refere que “é com muita satisfação que voltamos a realizar este evento depois de um ano de interregno. A qualidade é a mesma de sempre, reflexo dos excelentes produtos da nossa região e dos cuidados que os produtores têm na sua preparação, porque existe um trabalho grande de preparação do fumeiro em todas as fases de produção”.
São cerca de três dezenas de produtores, endógenos que vão estar em destaque na feira. Desde os vinhos, à doçaria, do fumeiro, à broa de milho, das cervejas artesanais aos licores. “Todos os produtos reafirmam características e sabores genuínos”. O fumeiro baionense, com as suas diferentes opções como a alheira, o salpicão, o presunto ou a linguiça, só para citar alguns exemplos, são iguarias de excelência, mas há muito mais para degustar”, garante fonte da organização.
À mesa está garantido o Cozido à Portuguesa, mas também o Arroz de Moira com Grelos, o tradicional pastelão com salpicão ou o bacalhau.
Nos doces, o típico Biscoito da Teixeira tem presença assegurada na feira, juntamente com outros produtos de doçaria regional, nomeadamente as compotas, os licores ou os chocolates.
Na 16.ª Edição da Feira do Fumeiro, do Cozido à Portuguesa e dos Vinhos de Baião há também lugar para os queijos, citrinos da Pala, broa de milho (cozida no local em forno a lenha), cerveja artesanal, amêndoas ou frutos silvestres. “Não faltam opções para os comensais que queiram experimentar ou voltarem-se a deliciar com a gastronomia baionense”, sublinha o vereador dos Assuntos Económicos, José Lima.
A abertura do evento ocorre no dia 1 de abril às 19h00.
No sábado, dia 2, a Feira funciona entre as 10h00 e as 24H00 e no domingo, dia de encerramento, abre às 10h00 e encerra às 19h00.
VINHOS DE BAIÃO
- Os vinhos verdes da casta Avesso, de aroma frutado e baixo teor de acidez estarão em destaque num espaço onde os visitantes poderão desfrutar e adquirir algumas das melhores marcas. A especificidade deste vinho de excelência deu ao concelho a denominação de origem da sub-região de Baião.
A gastronomia é uma das marcas pelas quais Baião é conhecido e é com muito gosto que mais uma vez vamos acolher milhares de pessoas no nosso território, para que possam degustar os nossos sabores, maravilharem-se com as paisagens e serem bem recebidos pela hospitalidade dos baionenses. Destaco a projeção que este evento confere a Baião, assim como a dinamização económica que traz para o território.
Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Baião
FEIRA STOCK OFF
Em paralelo com a Feira do Fumeiro, do Cozido à Portuguesa e dos Vinhos de Baião realiza-se o Stock Off. Esta iniciativa que promove, dinamiza e divulga o comércio local, “proporciona aos clientes uma gama variada de bons produtos com descontos significativos”, garante fonte da Associação Empresarial de Baião, que com o apoio da Câmara organiza o Stock Off.
- A Feira do Fumeiro, do Cozido à Portuguesa e dos Vinhos de Baião é organizada pela Câmara Municipal de Baião, sendo um projeto cofinanciado pela União Europeia, através do através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
https://www.facebook.com/municipio.baiao/videos/948221152557082