GASTRONOMIA .Certame que alia gastronomia à venda de produtos tradicionais, regressou depois de um ano de interregno motivado pela pandemia. A organização da feira de fumeiro, Câmara Municipal, garante que a qualidade é a mesma de sempre, reflexo dos produtos da região.
O jantar da noite de sábado, ou o almoço de domingo, tem na ementa arroz de grelos com chouriça moira ou cozido à portuguesa. Esta é a sugestão da 16.ª Edição da Feira do Fumeiro, do Cozido à Portuguesa e dos Vinhos de Baião que decorre ao longo deste fim de semana nesta vila.
O certame localizado numa tenda com 1500 metros quadrados, “plantada” no recinto da feira municipal do Tigelinho, abriu as portas na sexta-feira, à hora do jantar, ao som de bombos e da banda Marcial de Santa Marinha do Zêzere.
São cerca de três dezenas de produtores, endógenos que estão em destaque na feira. Desde os vinhos, à doçaria, do fumeiro, à broa de milho, das cervejas artesanais aos licores.
“Todos os produtos reafirmam características e sabores genuínos”. O fumeiro baionense, com as suas diferentes opções como a alheira, o salpicão, o presunto ou a linguiça, só para citar alguns exemplos, são iguarias de excelência, mas há muito mais para degustar”, garante a fonte.
Nos doces, o típico Biscoito da Teixeira tem presença assegurada na feira, juntamente com outros produtos de doçaria regional, nomeadamente as compotas, os licores ou os chocolates.
Na Feira do Fumeiro, do Cozido à Portuguesa e dos Vinhos há também lugar para os queijos, citrinos da Pala, broa de milho (cozida no local em forno a lenha), cerveja artesanal, amêndoas ou frutos silvestres. “Não faltam opções para os comensais que queiram experimentar ou voltarem-se a deliciar com a gastronomia baionense”, sublinha o vereador dos Assuntos Económicos, José Lima.
No sábado, dia 2, a Feira funciona entre as 10h00 e as 24H00 e no domingo, dia de encerramento, abre às 10h00 e encerra às 19h00.
A Feira do Fumeiro é organizada pela Câmara Municipal de Baião, sendo um projeto cofinanciado pela União Europeia, através do através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
FEIRA STOCK OFF
Em paralelo com a Feira do Fumeiro, do Cozido à Portuguesa e dos Vinhos de Baião realiza-se o Stock Off. Esta iniciativa que promove, dinamiza e divulga o comércio local, “proporciona aos clientes uma gama variada de bons produtos com descontos significativos”, garante fonte da Associação Empresarial de Baião, que com o apoio da Câmara organiza o Stock Off.