Bibliotecas do Tâmega e Sousa em rede

CULTURA. Municípios e Direção- Geral do Livro, dos Arquivos e Bibliotecas salientaram a importância da criação desta Rede para a dinâmica intermunicipal, bem como para a valorização do livro, do conhecimento e das bibliotecas enquanto espaços de promoção do desenvolvimento regional.

Biblioteca Municipal de Penafiel

Os 11 municípios que a integram a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) assinaram com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) um acordo de cooperação para a constituição da Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Tâmega e Sousa.

A Rede vai integrar as bibliotecas de Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Penafiel e Resende, e “visa a implementação de um serviço de bibliotecas públicas de qualidade, numa lógica de trabalho colaborativo e de oferta partilhada de serviços à comunidade do Tâmega e Sousa”, explica fonte da CIM ao TTV.

Esta iniciativa da DGLAB é um projeto que cresce de baixo para cima, em função daquilo que são as necessidades das bibliotecas municipais, para, depois, se desenhar um projeto comum, através da Comunidade Intermunicipal, e encontrar os meios de financiamento adequados. Este é, seguramente, o primeiro passo de uma caminhada de colaboração profícua para o Estado, enquanto Administração Central e Administração Local, em benefício dos nossos concidadãos.

Pedro Machado, Presidente do Conselho Intermunicipal da CIM do Tâmega e Sousa

O Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Serviços (PADES), destinado a projetos elaborados no âmbito das Redes Intermunicipais de Bibliotecas, é um programa da DGLAB, mas tem em consideração aquilo que são os grupos de trabalho dos técnicos que melhor conhecem a realidade de cada um dos municípios para se encontrarem formas de trabalho em rede. A cultura é um dos setores em que mais facilmente encontramos as pontes necessárias para que se possam trocar experiências e boas práticas e para que se possa desenvolver um trabalho conjunto. E é esta a noção de rede que nós gostaríamos de concretizar.

Silvestre Lacerda, Diretor-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas

A cerimónia de assinatura da constituição da Rede Intermunicipal de Bibliotecas decorreu na sede da CIM do Tâmega e Sousa, em Penafiel.

Biblioteca Municipal Marco de Canaveses


Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Tâmega e Sousa, objetivos:

  • Criar e dar continuidade à organização e gestão de projetos de intervenção e cooperação na área das bibliotecas públicas municipais;
  • Contribuir para o desenvolvimento das diferentes literacias, em especial as digitais;
  • Promover a disponibilização de recursos e a criação de serviços comuns que conduzam à promoção da identidade regional;
  • Realizar projetos conjuntos de apoio às respetivas comunidades, promovendo a sua qualidade de vida, em constante diálogo com as Instituições e diferentes agentes de intervenção local;
  • Promover, em colaboração com outras entidades, a inclusão social e a participação cidadã.

António Orlando

Next Post

Amarantino Noble no Emergente Show de abril

Seg Abr 11 , 2022
Share on Facebook Tweet it Pin […]
Instagram did not return a 200.

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.