Está concluída a Nova Extensão dos Serviços Municipais da Câmara de Baião

Secretário de Estado da Administração Local inaugura na sexta-feira os novos serviços localizados no edifício onde outrora funcionaram o Tribunal, a Biblioteca e o Museu Municipal. Nova Extensão dos Serviços Municipais é inaugurada sexta-feira

Carlos Miguel, Secretário de Estado da Administração Local e do Ordenamento do Território, inaugura, na próxima sexta-feira, 6 de maio, a nova Extensão dos Serviços Municipais da Câmara de Baião
Edifício amarelo – Extensão dos Serviços Municipais da Câmara de Baião

Carlos Miguel, Secretário de Estado da Administração Local e do Ordenamento do Território, inaugura, na próxima sexta-feira, 6 de maio, a nova Extensão dos Serviços Municipais da Câmara de Baião, na qual ficarão concentrados os serviços técnicos e administrativos até agora dispersos por vários edifícios.

O equipamento situa-se na Rua Eça de Queiroz, num edifício com mais de 100 anos, onde funcionaram o Tribunal, a Biblioteca e o Museu Municipal.

Esta obra permitiu a valorização de um imóvel camarário. A remodelação foi feita por uma empreitada da Câmara Municipal de Baião, implicando um investimento total de 527 mil euros, apoiado por Fundos Comunitários.

30 COLABORADORES DE 7 UNIDADES ORGÂNICAS

A extensão albergará as seguintes unidades orgânicas: Educação; Proteção Civil; Assuntos Sociais; Recursos Humanos; Modernização Administrativa; Formação, Qualificação e Emprego e Logística.
No total irão trabalhar no novo edifício cerca de três dezenas de colaboradores da autarquia.

MELHOR ORGANIZAÇÃO

O projeto de renovação do imóvel consistiu na renovação do interior e do exterior deste edifício. Foi feita uma nova cobertura e renovadas paredes e pavimentos interiores. Foram também mudadas caixilharias e instalações elétricas, indicou ao TTV fonte municipal.

O equipamento está dotado de um elevador para pessoas com mobilidade condicionada, permitindo o acesso ao andar superior.

Este novo espaço trará uma maior operacionalidade dos serviços e a melhoria das condições de trabalho e de conforto. É um investimento na modernização da nossa organização, na qualificação dos nossos serviços e na criação de melhores condições para atendimento e serviço aos cidadãos. Existirá também uma maior eficiência energética, tornando o edifício mais capaz de corresponder às necessidades atuais de redução do consumo energético.

Filipe Fonseca, Vice-Presidente da Câmara de Baião

EDIFÍCIO COM HISTÓRIA

  • Desde a sua construção, cuja data se desconhece, até ao ano de 1911, funcionaram no edifício os serviços da Administração Municipal e o Estabelecimento Prisional.  Em 1911, ocorreu um incêndio no edifício que impossibilitou a sua utilização até 1945.
  • A partir de 1945 até 1981 foi Tribunal da Comarca de Baião, conjuntamente com os serviços da Conservatória do Registo Civil, do Registo Predial e da Delegação Escolar.
  • Entre 1981 e 1998 continuou a funcionar a Delegação Escolar, albergou também a Biblioteca da Fundação Calouste Gulbenkian de 1994 a 2003. Em 2000 foi criado o Núcleo Museológico de Arqueologia que funcionou até ao ano de 2020. A Biblioteca Municipal foi criada em 2003 e esteve no edifício até 2020, ano em que se iniciaram as obras de requalificação.

António Orlando

Next Post

"Barcos do Tâmega", livro de António Aires lançado no Museu Amadeo de Souza-Cardoso

Ter Mai 3 , 2022
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.