SAÚDE. Centro Hípico de Baião, para além de aulas de equitação, proporciona aulas de hipoterapia e terapia assistida por cavalos.
O Centro Hípico de Baião, vai realizar no dia 20 de maio entre as 9 horas e as 14 horas uma atividade intitulada “Dia da Hipoterapia”, no sentido de dar a conhecer as vantagens e possibilidades que esta terapêutica proporciona. A Iniciativa será desenvolvida junto dos utentes de várias instituições da região.
Estarão presentes utentes da Santa Casa da Misericórdia de Baião (com os Centro de Atividades Ocupacionais de Chavães e Mesquinhata), a Unidade de Autismo do Agrupamento de Escolas de Baião, a Clínica Eugénia Teixeira, sediada em Baião, o Centro de Apoio à Aprendizagem de São Cristóvão (Cinfães), a Sala de Multideficiência da EB 2,3 do Marco de Canaveses e o Lar Residencial da Santa Casa da Misericórdia de Resende.
“Esta iniciativa tem como objetivo a promoção e a partilha de conhecimentos entre instituições, terapeutas, auxiliares e utentes de modo que haja um intercâmbio de conhecimentos e um saudável convívio entre todos os intervenientes”, explica fonte da organização desta jornada de hipoterapia.
Hipoterapia
- Método terapêutico e educacional que através dos movimentos do cavalo, estimula o desenvolvimento psicossocial em crianças e adultos com necessidades educativas especiais.
Psicológicos
- Aumento da auto-estima, confiança e autonomia;
- Desenvolvimento da sociabilidade;
- Diminuição da agressividade e intolerância à frustração.
Cognitivos
- Aumento da capacidade de comunicação e interação das crianças, sobretudo no que se refere ao desenvolvimento das várias formas de comunicação sobretudo da verbal;
- Contribui para a estimulação da concentração.
Físicos
- Facilita o desenvolvimento do equilíbrio, da noção de espaço e postura;
- Favorece a tonificação da musculatura;
- Melhora o tom de voz, o que facilita a pronúncia de palavras devido a uma respiração correta.