B Fachada, Benjamim, Joana Espadinha, Lena d’Água e Samuel Úria no Festival Inventa

MÚSICA. Festival Inventa toma conta do território do Douro, Tâmega e Sousa com uma programação cultural e artística em rede, que apresenta atividades para toda a família. B Fachada, Benjamim, Joana Espadinha, Lena d’Água e Samuel Úria entre os destaques do festival.

Samuel Úria vai tocar em Resende

Com início em 2021, o Festival Inventa propõe-se a provocar a população dos 12 municípios do Douro, Tâmega e Sousa, os seus turistas e visitantes, privilegiando a realização de atividades culturais e artísticas em espaços naturais, paisagísticos e patrimoniais da região. Este novo ciclo itinerante de programação, que agora se estende até dezembro, assenta numa polivalência de eventos: Em cena para a família (ciclo de teatro para famílias) até 11 junho; Escrita guiada (ciclo de visitas guiadas ficcionadas) de 28 maio a 22 de outubro; Música em cena (ciclo de música cantada em português) de 28 maio até 3 julho; Escrita d’aqui (exposição literária itinerante) de 1 junho a 30 de dezembro; Escrita em cena (ciclo de teatro de autores regionais) de 16 setembro a 9 outubro e, por fim, a festa de encerramento a 29 outubro, com Lena d’Água, no Centro Cultural Emergente no Marco de Canaveses.

No dia 28 tem início o ciclo de concertos em que a palavra é o elemento central – Música em cena. Esta programação artística promove a exaltação da língua portuguesa na música produzida em Portugal com uma seleção de artistas emergentes, uns em ascensão e outros com forte implementação no panorama musical nacional. Trata-se de uma celebração dos cantautores, poetas e escritores musicais e conta com nomes como
Afonso Cabral, JP Simões, Jasmim, Jónatas Pires, B Fachada, Teresinha Landeiro, Benjamim, Joana Espadinha, Mila Dores, Pedro de Tróia, Samuel Úria e Esteves.

A Escrita d’aqui é a exposição literária itinerante que pretende dar a conhecer o património cultural deste território, a partir dos seus escritores, dos seus episódios e narrativas. A partir do dia 1 de junho, os livros – e quem os escreve ou inspira – são o mote para um olhar sobre a identidade e a riqueza artística de cada um dos 12 municípios, muito para além das suas fronteiras geográficas e da sua história, cruzando realidade e ficção.

Celebrando o final do projeto Escrita em cena, convida-se a música para exaltar, uma vez mais, o potencial da escrita. O encerramento do projeto de programação cultural em rede fica marcado por um concerto único de Lena D’água, uma artista reconhecida pelo público e com uma carreira consolidada na promoção da música nacional e com um perfil artístico em que a palavra tem um valor acrescentado na performance musical.

Todos os eventos previstos na programação do Inventa são gratuitos, sendo que mais informações estão disponíveis no seu sítio oficial, em: www.festivalinventa.pt

PROGRAMAÇÃO INVENTA

António Orlando

Next Post

Aberta a circulação na nova Avenida de Vila Meã 

Seg Mai 23 , 2022
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Veja também

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.