Municípios sensibilizam escola para preservação da Serra da Aboboreira

SERRA. Apresentado Projeto Pedagógico da Serra da Aboboreira composto por material lúdico financiado por fundos comunitários. Projeto foi apresentado no Centro Cultural Emergente, no Marco de Canaveses.

A Associação de Municípios do Baixo Tâmega (AMBT) produziu um conjunto de material pedagógico, para ser utilizado nas escolas, individual ou coletivamente, como um Guia de exploração da Serra da Aboboreira.

O objetivo “é estabelecer parcerias” com os Agrupamentos Escolares dos Municípios de Amarante, Baião e Marco de Canaveses “para o desenvolvimento de atividades que compreenderão a sensibilização de professores e alunos, mediante a organização de visitas guiadas com os técnicos dos municípios alocados ao projeto”.

Serão ainda realizadas sessões e atividades de preservação e conservação dos recursos naturais da Serra nas escolas.

Um jogo digital interativo, um livro ilustrado que serve de enquadramento introdutório à temática, dois jogos de cartas, um jogo de tabuleiro, duas roletas da Serra da Aboboreira e duas roletas da biodiversidade. Estes materiais compõem uma “Maleta Pedagógica”, que é fornecida a cada nível de ensino de cada uma das escolas integrantes.

Foi também produzido um jogo gigante para ser utilizado em contexto de turma, assim como dois vídeos sobre a Serra da Aboboreira, um documentário e um vídeo 3D. Este material foi entregue a cada um dos representantes escolares e cada kit contém uma pen drive e cada professor pode imprimir os elementos e exemplares que quiser.

Será ainda realizada uma exposição itinerante composta por 30 painéis com imagens alusivas à Aboboreira.

A produção deste material foi elaborada pela Editora Ideias com História, num investimento de 42.742,50 €, financiado a 85% pelo NORTE 2020, sendo o restante montante suportado pela AMBT.

“O objetivo é que os alunos explorem a serra e se sintam estimulados a pesquisar mais informação, ou seja, que comecem a conhecer a serra na escola e que, naturalmente, se transformem em verdadeiros embaixadores desta. Educar, sensibilizar e formar para todos contribuírem para o bem-estar da Serra da Aboboreira e desfrutarem dela cada vez mais, numa interação harmoniosa entre o Homem e a Natureza”, explica fonte da AMBT.

GESTÃO ATIVA DO PATRIMÓNIO NATURAL DA ABOBOREIRA

  • A Associação de Municípios do Baixo Tâmega encontra-se na fase final da execução da Operação “Gestão Ativa do Património Natural da Serra da Aboboreira”, aprovada pelo NORTE 2020, no âmbito do Aviso “Domínio Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos”, com um investimento total aprovado de 335.706,04 €.

Apresentado Projeto Pedagógico da Serra da Aboboreira composto por material lúdico financiado por fundos comunitários. Projeto foi apresentado no Centro Cultural Emergente, no Marco de Canaveses.
Apresentado Projeto Pedagógico da Serra da Aboboreira
Siga-nos e faça gosto:

Next Post

Seleção Nacional de Pólo Aquático "mergulha" na Piscina de Vila Meã

Ter Mai 24 , 2022
DESPORTO. Piscinas de Vila Meã transformadas […]

Veja também

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.