BUPi de Baião já fez registo de 370 propriedades

ORDENAMENTO. Está em funcionamento em Baião o Balcão Único do Prédio (BUPi), que proporciona o atendimento aos munícipes que queiram identificar as suas propriedades de forma simples e gratuita.

Até ao momento, no concelho de Baião, já foram registadas mais de 370 propriedades no BUPi. Os dados são revelados pela autarquia de Baião parceira da Estrutura de Missão para a Expansão do Sistema de Informação Cadastral Simplificada e do Instituto dos Registos e do Notário, I.P.

O serviço está disponível no município de Baião desde janeiro deste ano e o balcão de atendimento funciona presentemente no edifício do Palácio da Justiça.

O atendimento presencial realiza-se de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00. Deve ser efetuada marcação prévia através do contacto telefónico 939 994 092 ou pelo endereço eletrónico :bupi@cm-baiao.pt” bupi@cm-baiao.pt .

Este projeto surge da necessidade de aumentar o conhecimento sobre os limites e a titularidade da propriedade em território nacional.

VANTAGENS DO REGISTO

O BUPi permite identificar as suas propriedades de forma simples e gratuita;
O registo da propriedade é a única forma de garantir a titularidade, já que a inscrição dos terrenos nas Finanças não é suficiente para assegurar a proteção dos direitos de propriedade;
O registo no BUPi é obrigatório quando se pretende comprar ou vender um terreno (só é possível vender propriedades já registadas), realizar ações de anexação e desanexação ou outros atos sujeitos a registo.

PROTEJA E VALORIZE OS SEUS TERRENOS

O BUPi (Balcão Único do Prédio) é uma plataforma nacional dirigida aos proprietários de prédios rústicos e mistos, que permite identificar e representar geograficamente os seus terrenos através do procedimento de representação gráfica georreferenciada (RGG).

Ao fazer o registo da sua propriedade através do BUPi, o cidadão beneficia ainda da isenção de custos ao descrever o seu terreno na Conservatória do Registo Predial. Caso os terrenos já estejam registados na Conservatória, a RGG será automaticamente associada ao prédio.

A localização das propriedades pode ser efetuada pelo interessado, via online, na plataforma “http://www.bupi.gov.pt”; www.bupi.gov.pt ou, presencialmente, no balcão BUPi de Baião, com auxílio de um técnico habilitado.

Para tal, é necessário que o cidadão apresente o Cartão de Cidadão, a Caderneta Predial e a descrição da Conservatória do Registo Predial (caso exista), bem como, um documento que comprove a titularidade do prédio, designadamente, uma escritura de compra e venda ou doação, uma habilitação de herdeiros ou decisão judicial. Se o promotor tiver um levantamento topográfico prévio deve apresentar também o ficheiro das coordenadas.

O Balcão Único do Prédio (BUPi) de Baião é financiado pelo programa NORTE2020 no âmbito de uma candidatura apresentada ao Sistema de Informação Cadastral Simplificada – Aviso n.º NORTE-62-2020-23 – Capacitação dos Serviços da Administração Pública para a Implementação do Sistema de Informação Cadastral Simplificada.

António Orlando

Next Post

Transromanica premeia Cuidadores do Património da Rota do Românico

Qua Mai 25 , 2022
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.