Desativada fossa coletiva no Bairro do Pisão Novo, em Sobretâmega, Marco de Canaveses

AMBIENTE. Eliminado um dos maiores passivos ambientais do concelho, com a entrada em funcionamento de Estação Elevatória de Pisão Novo, junto ao Parque Fluvial do Tâmega.

Entrou hoje em funcionamento a Estação Elevatória de Águas Residuais do Bairro do Pisão Novo, que permitiu desativar em definitivo a fossa coletiva que servia o Bairro do Pisão Novo na Freguesia de Sobretâmega, anunciou fonte da Câmara Municipal do Marco de Canaveses.

Empreitada faz parte da ‘Execução de Obras do Ciclo Urbano da Água da Zona Envolvente à Ponte de Canaveses’ cujo investimento é de mais de 1 milhão de euros.

O local, junto ao Parque Fluvial do Tâmega, que estava identificado como passivo ambiental e que comportava riscos para a saúde pública, para o ambiente e para a segurança de pessoas e bens, com esta medida, estão agora definitivamente eliminados os problemas ambientais, com um dispositivo dotado de todas as condições e padrões de sustentabilidade ambiental.

Trata-se do culminar do processo de desativação e eliminação definitiva dos dois maiores passivos ambientais de Sobretâmega, “a fossa da rua direita e fossa do pisão novo, e que em muito contribuirá para a melhoria futura da qualidade da água do rio Tâmega”, precisou a fonte municipal.

“A Câmara Municipal assume mais uma vez o compromisso em, alcançar o acesso a saneamento e higiene adequados e equitativos para todos, melhorar a qualidade da água, reduzindo a poluição, eliminando despejo e minimizando a libertação de produtos químicos e materiais perigosos e reduzindo a proporção de águas residuais não-tratadas, acrescenta a fonte.

António Orlando

Next Post

Penafiel volta a celebrar o Corpo de Deus

Ter Jun 7 , 2022
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.