CULTURA. A Casa da Granja, em Amarante, é cenário para a apresentação dos livros “Os contos de Miguel Torga: Natal e Um Roubo”.
Os livros da autoria de Jorge Marinho fazem parte de uma série de livros de banda desenhada de periodicidade anual, com cada um dos volumes a conter dois contos de Miguel Torga (1907-1995).

O primeiro tomo adapta para a banda desenhada os contos “Um Roubo” (publicado em 1941, em Contos da Montanha) e “Natal” (publicado em 1944, em Novos Contos da Montanha), obras que realizavam uma denúncia social, mais concretamente no interior rural de Portugal, particularmente em Trás-os-Montes, durante o regime do Estado Novo, na época de António de Oliveira Salazar.
A apresentação d´Os contos de Miguel Torga: Natal e Um Roubo, na Casa da Granja, está marcada para este sábado, 11 de junho, às 16.30 horas.
O livro está nomeado nos prémios de Bandas Desenhadas 2022, como melhor publicação nacional com distribuição alternativa, melhor ilustração nacional e melhor argumento nacional.
SINOPSE
- “Começou esse projeto com dois contos: um dos Contos da Montanha (“Um Roubo”) e outro dos Novos Contos da Montanha (“Natal). Curiosamente, há vários pontos de contacto entre as duas histórias. A personagem central é, em ambos os casos, um velho marcado pela miséria (um deles, o velho Garrinchas, é mesmo um pobre de pedir). Acompanhamos a caminhada dos dois, ambos em noite tempestuosa, um em direção à capela da Nossa Senhora da Saúde, o outro de regresso a casa, após uma jornada de pedinte. Finalmente, a cena principal tem lugar numa capela: a da Senhora da Saúde e a da Senhora dos Prazeres. Só a intenção que os leva aí é que é muito diversa: Faustino, pressionado pela necessidade, pretende assaltar a caixa de esmolas, enquanto Garrinchas pretende apenas um abrigo para o resto da noite de Natal, já que a tempestade de neve o impede de chegar a casa…” – A. M. Pires Cabral
Jorge Marinho | Perfil
- Nasceu em Maputo (Moçambique) em 1968. Possui uma licenciatura em Artes Plásticas, obtido pela Universidade do Porto. Em adição a uma especialização em Pintura, durante o curso, priorizou os temas Técnicas de Impressão, Escultura, Modelismo e Desenho do Corpo. O processo criativo deste artista origina-se na improvisação e na criação inesperada de uma ordem dentro do caos. O seu trabalho é baseado em tópicos ambientais, sociais e políticos. O trabalho deste artista reflete-se no uso de variados materiais, tal como madeira, pigmentos, colas, telas, tintas e outros. Como artista, já recebeu vários prémios para a sua pintura e participou individualmente e com outros artistas em exposições nacionais e internacionais.