FEIRA. Iniciativa, organizada pela Câmara de Baião em parceria com a cooperativa Dolmen, tem como propósito promover a gastronomia e as tradições locais. Agricultura, pecuária, caça e a pesca no rio Douro, são alguns exemplos.

O Mosteiro de Santo André, em Ancede, acolhe neste fim de semana, de 10 a 12 junho, a Feira Agro Douro Verde.
Os protagonistas maiores da Feira de Gastronomia serão os pratos de caça, o arroz de Aba e os produtos da quinta do Mosteiro de Ancede.
Durante os três dias do evento haverá ainda espaço para palestras sobre as temáticas da vinha e do vinho, da agropecuária e dos recursos cinegéticos, passando por um concurso de beleza de cães de caça, desfile de carro de bois ou um peddy paper “À descoberta do Mosteiro”, pode ler-se no programa da feira enviado à redação do TTV.
A iniciativa insere-se no âmbito dos “Produtos que marcam (as)gentes” inscritos no projeto Estratégia de Eficiência Coletiva, da Cooperativa Dolmen apoiado pelo Programa PROVERE “Turismo para Todos”. “A ideia é valorizar cultural e economicamente os produtos endógenos, atribuindo-lhes acrescidos fatores de competitividade, em articulação com outros ativos culturais, patrimoniais e naturais do território alvo, combatendo algumas das fragilidades diagnosticadas para este território”, refere Cristina Vieira, presidente da Dolmen.
Haverá ainda lugar à animação musical a cargo da centenária Banda Marcial de Ancede, os grupos de concertinas “Foles e Cantares”, “Concertinas do Lameirão” e as “Concertinas Joaquim Nogueira”, dos grupos “Toka e Dança”, “Barro Negro” e da Tuna “Amigos de São Pedro”.
Esta é a primeira edição deste evento, que temos a certeza se irá afirmar como uma feira de referência na região”, revela expetante, José Lima Soares, vereador responsável pelo pelouro dos Assuntos Económicos na Câmara de Baião.

O cenário é o bucólico Mosteiro de Santo Ancede, um imponente monumento com mais de 900 anos de história e que está a ser recuperado pela autarquia de Baião sob as linhas mestras do arquiteto Siza Vieira. “Convido toda a gente a vir até Ancede, passar bons momentos com gastronomia de qualidade e vinhos de excelência, num cenário maravilhoso como é o Mosteiro de Ancede”, acrescenta o vereador.
APOIOS
- União de Freguesias de Ancede e Ribadouro, da EPAMAC, do Clube de Caçadores de Baião, da Associação de Caçadores e Pescadores de Ovil e Loivos do Monte, da Associação de Caçadores, Pescadores e Proprietários de Ribadouro, da ANCRA – Associação Nacional de Criadores da Raça Arouquesa e da ACRIBAIMAR – Associação de Criadores de Gado de Baião e Marco de Canaveses.
PROGRAMA
SEXTA, DIA 10 DE JUNHO
- 16:00 Abertura
- 18:00 Palestra “Da vinha ao copo”
- 21:30 Animação Musical BANDA MARCIAL DE ANCEDE
- 00:00 Encerramento
SÁBADO, DIA 11 DE JUNHO
- 10:00 Abertura
- 10:30 Palestra “Do campo ao prato”
- 12:00 Animação Musical FOLES E CANTARES
- 15:30 Palestra “Da floresta ao prato”
- 17:00 Concurso de beleza de raça de cães de caça
- 19:00 Animação Musical CONCERTINAS DO LAMEIRÃO
- 21:30 Animação Musical TOKA E DANÇA
- 00:00 Encerramento
DOMINGO, DIA 12 DE JUNHO
- 10:00 Abertura
- 10:30 Peddy-Papper “A descoberta do Mosteiro”
- 12:00 Animação Musical CONCERTINAS J. NOGUEIRA
- 15:00 Desfile Carro de Bois
- 16:00 Animação Musical TUNA AMIGOS DE SÃO PEDRO
- 17:30 Animação Musical BARRO NEGRO
- 19:00 Encerramento