AMBIENTE. Claustro do Mosteiro de Ancede foi o cenário que acolheu a cerimónia da entrega do galardão prata ao Município de Baião, em reconhecimento pela certificação como “Destino Turístico Sustentável”.
Esta distinção é atribuída pela EartCheck, entidade certificadora na área de sustentabilidade nas vertentes das viagens e turismo, que se rege pelos critérios do Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC), organização de âmbito mundial, com o apoio da Fundação das Nações Unidas, Programa das Nações Unidas para o Ambiente, Rainforest Alliance e Organização Mundial do Turismo.
O GSTC funciona como organismo acreditador de entidades certificadoras e reconhece programas ou selos de turismo sustentável, sendo uma referência mundial para o setor.
O evento, serviu também para mostrar às diversas individualidades presentes, as obras de requalificação que estão a ser realizadas para renovar este monumento de referência do património baionense.
4 PILARES DA SUSTENTABILIDADE: ECONÓMICO, SOCIAL, CULTURAL E AMBIENTAL
A Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques enfatizou a importância da aposta na sustentabilidade, referindo que cabe a todos os responsáveis públicos e à sociedade em geral “tentar entregar um planeta melhor do que aquele que encontrámos”, sendo necessária uma abordagem ambiental, social e também económica.
O Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, afirmou ser “um momento de grande felicidade” por a entrega da distinção ocorrer num espaço secular que está a ser reabilitado.
Manifestou-se, ainda, “orgulhoso por receber esta certificação, que obedece aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, que abordam várias dimensões do desenvolvimento sustentável – social, cultural, económico e ambiental, e promovem a paz, a justiça e instituições eficazes.”
O autarca referiu ainda que “posicionámo-nos nacional e internacionalmente como um destino turístico de excelência, com forte enfoque na natureza, na aventura, na cultura ou na gastronomia. E sempre com a garantia do bem-receber.
Paulo Pereira, deixou ainda um apelo para “a construção de um modelo de desenvolvimento mais sustentável. Desde as microações que cada um de nós tem a obrigação de implementar, até às maiores e de impacto para os órgãos de comunicação social ditas estruturais ou inovadoras.
Sem artificialismos e sem massificação, o processo de Destino Turístico Sustentável é parte do nosso contributo para a tão necessária alteração de paradigma socioeconómico, e o nosso compromisso para com o Futuro”.
CONGRATULAÇÕES
Houve lugar a diversas intervenções, como por exemplo do presidente da União de Freguesias de Ancede e Ribadouro, Daniel Guedes que manifestou “muito orgulho”.
O representante da Earthcheck, Pau Pitarch De Dalmases, começou por se referir ao Mosteiro de Ancede como “um lugar mágico, num ambiente tão propício para falarmos de sustentabilidade. É uma grande honra estar aqui e dou os meus parabéns a Baião pela concretização dos objetivos de sustentabilidade que levaram a esta certificação. Sois um exemplo!”
O Presidente do Conselho Global de Turismo Sustentável, Luigi Cabrini, começou por notar que “esta certificação confere uma maior credibilidade, maior transparência e um maior acesso aos mercados turísticos a estes destinos que procuram a excelência e privilegiam a sustentabilidade, maximizando os benefícios e reduzindo os impactos negativos do turismo.
Hoje, já é possível ver esses resultados aqui em Baião, mas este é um trabalho constante e evolutivo e no GSTC estamos dispostos a acompanhar-vos neste percurso”, acrescentou.
O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte, António Cunha, considerou que a certificação é o “resultado de uma aposta e de uma estratégia que vai dar frutos no futuro e é um reflexo daquilo que o turismo possibilita aos territórios do ponto de vista do desenvolvimento económico, humano e social”, concluiu.
O presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, revelou que a instituição a que preside” está a trabalhar para ser a primeira região a ter uma certificação bastante importante nesta matéria. Temos uma visão para a sustentabilidade no território e um plano de ação muito dinâmico e inovador que nos permita tomar a dianteira da sustentabilidade turística e enquanto outros olham para o interior como uma fatalidade, mas nós olhamos como uma oportunidade e Baião nisso é um exemplo”, disse.
Usaram também da palavra representantes dos 4 territórios certificados como sustentáveis presentes no evento – Baião, Melgaço, Arquipélago dos Açores e Järvsö (Suécia) – que partilharam os desafios encontrados, e os benefícios colhidos, com a concretização do processo de certificação como destino turístico sustentável.
A sessão contou ainda com a presença de vários autarcas da região, como Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lamego, Lousada, Marco de Canaveses, Melgaço, Mesão Frio, Paredes, Resende ou Valongo.