“Porto – Paris – Nova Iorque”, por Isabel Pavão expõe no MMASC

CULTURA. O Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC) inaugura a exposição “Porto – Paris – Nova Iorque” da artista plástica Isabel Pavão, no dia 11 de junho, às 16 horas.

Com curadoria de Laura Castro, Diretora Regional de Cultura do Norte, “Porto – Paris – Nova Iorque” apresenta os trabalhos de Isabel Pavão que constituem a Impressions Series, de 2018 e 2019.

“Porto – Paris – Nova Iorque” chega a Amarante

A completar esta produção estarão também peças de séries anteriores: Vestiges, Linguistic Boundaries Series e Oriental Series, Americana Series e Atmospheres.

“Porto – Paris – Nova Iorque” chega a Amarante, depois de ter sido apresentada na Cooperativa Árvore, no Porto, e na Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa.


Assim se ilustra o trânsito entre Porto, Paris e Nova Iorque, cumprido pela artista nos dois sentidos, do qual resultam as referências que a sua obra incorpora, as ressonâncias culturais que manifesta e as problemáticas artísticas, e de outra natureza, que nos propõe. O material exposto revela a permanência dos processos concepção, composição e materialização da pintura, explorados desde as suas séries inaugurais. Revela, também, o modo como relaciona o universo exterior e a esfera íntima, ora entendendo-os como espelho, ora fragmentando-os em camadas e desarticulando-os em estilhaços

Laura Castro curadora de “Porto – Paris – Nova Iorque”

A mostra estará patente ao público no MMASC até dia 18 de setembro de 2022, das 10h às 12h30 e entre as 14h00 e as 18h00, exceto às segundas-feiras e feriados.

Isabel Pavão | Perfil

  • Formou-se em Artes Plásticas / Pintura na Escola Superior de Belas Artes do Porto, em 1984. Obteve uma bolsa do Governo Português para desenvolver um projeto artístico em Paris, França. Concluiu o Mestrado em Artes / Diplôme d’Études Approfondies Artistiques, na Université Paris VIII – St. Dennis, em 1988, e fez pesquisa destinada a doutoramento / Thèse de Troisième Cycle.
  • Entre 1990 e 1994, com bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação Luso-Americana, obteve o Doutoramento em Artes na New York University, em 1994. Vive e trabalha em Nova Iorque desde 1990. Tem participação ativa e frequente como artista e curadora, e como professora convidada em Universidades, Escolas de Arte e Museus. As suas intervenções centram-se na área da Arte Contemporânea, Estética, Pedagogia e em projetos que envolvem o seu próprio trabalho. É membro da Direção do Cinema Arts Centre, em Nova Iorque, do Advisory Board of Directors of Arte Institute e do Conselho da Diáspora Portuguesa.
  • Da sua colaboração com o escritor Nuno Júdice resultou o livro “Ten Impressions of Rose and Sea”, e com a escritora Katherine Vaz, o livro “The Heart Is a Drowning Object”.

António Orlando

Next Post

Morreu Paula Rego, Grande Prémio Amadeo de Souza-Cardoso de 2013

Qua Jun 8 , 2022
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.