POLÍTICA. Isenções nas potagens da A4 foram trazidas à baila pelo edil baionense num encontro com a Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, ocorrido na Agro Douro Verde, realizada no Mosteiro de Ancede. Em cima da mesa esteve também o Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia para o setor Agroalimentar

Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Baião, voltou a sensibilizar um membro do governo para que sejam aplicados descontos e isenções, nas portagens para a A4, para quem reside no concelho de Baião. Neste caso o pedido foi dirigido à Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, que no fim de semana esteve de visita à primeira edição da Agro Douro Verde, realizada no Mosteiro de Ancede.
“Esta é uma reivindicação que já comunicamos à Ministra da Coesão Territorial. Entendemos que a medida seria importante para as empresas sedeadas no nosso território, para as pessoas que aqui vivem e trabalham nas regiões vizinhas, mas também porque o nosso hospital de referência situa-se em Penafiel e não existem alternativas viáveis para evitar as portagens. Muito gostaríamos que o nosso território pudesse ser contemplado com uma medida desta natureza, numa futura revisão do mapa das isenções”, referiu Paulo Pereira.
Para além de visitar o evento, a governante pôde conhecer a recuperação do Mosteiro de Santo André de Ancede que está quase concluída.

“Fica evidente aqui a boa aplicação dos fundos comunitários. Parabéns à Câmara Municipal por recuperar um elemento de enorme valor cultural, que pode alavancar outros setores como o turismo e os serviços. Este equipamento trará dinamismo ao território, o que é muito importante para ajudar a diversificar a base económica”, referiu Isabel Ferreira.
Tratou-se do segundo membro do Governo a visitar o local em poucas semanas, depois de em maio o espaço ter recebido a visita da Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques.
O autarca de Baião estima que a inauguração do Mosteiro ocorra dentro de um mês e meio a dois meses.
Projetos novos para Baião
Na ocasião foi ainda apresentado à governante o projeto de criação, em Baião, de um Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia para o setor Agroalimentar.
“Este é um projeto que queremos criar em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa e outros parceiros locais e do setor académico e tecnológico. É um projeto considerado estratégico pela Comunidade Intermunicipal e visa potenciar o conhecimento que já temos no nosso território, criar mais valor e mais riqueza para a nossa economia e mais oportunidades para as pessoas. Já é um projeto conhecido da Ministra da Agricultura e este encontro com a Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional permitiu abrir novas perspetivas e novos horizontes, por via de ideias e de conselhos muito práticos e concretos”, referiu Paulo Pereira.
Sobre este projeto, a Secretária do Desenvolvimento Regional referiu – “O território e o município, em articulação com a comunidade intermunicipal, têm estratégias bem definidas para aquilo que pretendem desenvolver, em parceria com todos os atores relevantes. Isso é muito importante porque assenta no trabalho em rede. Temos agora de reunir a autarquia, produtores, empresas, entidades do sistema científico e tecnológico e encontrar os recursos materiais e financeiros para implementar estas estratégias” advogou Isabel Ferreira.

Na vista à Agro Douro Verde marcaram também presença representantes da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte, da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, da Associação de Municípios do Baixo Tâmega, da Associação Empresarial de Baião e da Cooperativa Dolmen, além dos autarcas locais, Armando Fonseca, presidente da Assembleia Municipal, o vice-presidente da CM Baião, Filipe Fonseca e o vereador José Lima.