Seminário da Unidas – Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima do Douro, Tâmega e Sousa

CONFERÊNCIA. CIM do Tâmega e Sousa organiza I Seminário da Unidas – Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima do Douro, Tâmega e Sousa. Secretária de Estado da Igualdade e Migrações preside à sessão de abertura

A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) promove, no dia 22 deste mês, o I Seminário da Unidas – Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima do Douro, Tâmega e Sousa. O evento, que será em formato híbrido – presencial, no Auditório Municipal de Castelo de Paiva, e online, via plataforma Zoom –, contará com a Secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Isabel Almeida Rodrigues, na sessão de abertura, agendada para as 9h30.

Subordinado ao tema “Vítimas e agressores: as duas faces da mesma moeda”, neste seminário procurar-se-á debater a intervenção no quadro da violência doméstica de uma forma holística, analisando as duas perspetivas do fenómeno – vítima e agressor –, e refletir sobre as estratégias de prevenção aplicadas, bem como sobre o tipo de intervenção adotada e a eficácia da mesma na prevenção e mitigação deste fenómeno.

No seminário será ainda apresentado o estudo de “Caracterização da violência doméstica no Douro, Tâmega e Sousa”, desenvolvido pela CIM do Tâmega e Sousa, um instrumento essencial para se conhecer a realidade do fenómeno na região e, consequentemente, para a adoção de estratégias de prevenção e intervenção adequadas.

Dirigido a profissionais que desempenham funções de intervenção com vítimas de violência doméstica e agressores e a todos os interessados na temática, o seminário está em linha com o trabalho que a CIM do Tâmega e Sousa tem vindo a desenvolver enquanto entidade coordenadora da Unidas – Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima do Douro, Tâmega e Sousa, a primeira rede intermunicipal a ser constituída no nosso país. Para além de apoio social, psicológico e jurídico às vítimas prestado pelas 11 estruturas de atendimento da Unidas, a CIM do Tâmega e Sousa assume ainda a articulação com as restantes estruturas e respostas da Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica, tendo em vista uma maior proximidade e eficácia da intervenção na região.

CIM Tâmega e Sousa

António Orlando

Next Post

Programa do Centenário de Agustina apresentado em Amarante por Ministro da Cultura

Sex Jun 17 , 2022
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.