Resende acolheu reunião do Conselho Intermunicipal da CIM do Tâmega e Sousa

TERRITÓRIO. Reunião de Resende contou a participação dos Presidentes, ou, em substituição de alguns, os Vereadores, dos 11 municípios que integram a comunidade.

Reunião de Resende contou a participação dos Presidentes, ou, em substituição de alguns, os Vereadores, dos 11 municípios que integram a comunidade.
Resende acolheu reunião do Conselho Intermunicipal da CIM do Tâmega e Sousa

Um dos temas de destaque da reunião do Conselho Intermunicipal da CIM do Tâmega e Sousa foi a projeto de criação de uma Bio-Região.

A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) está a trabalhar no sentido de tornar o seu território numa bio-região e a criar condições para a sua integração na Rede Internacional de Bio-regiões, a IN.N.E.R. – International Network of Eco Regions.

Liderado pela CIM do Tâmega e Sousa, este projeto conta com a parceria do INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, da UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, da Dolmen – Desenvolvimento Local e Regional, da Ader-Sousa – Associação de Desenvolvimento Rural das Terras do Sousa e da EPAMAC – Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Marco de Canaveses.

No total, serão investidos cerca de 80 mil euros na criação de condições contextuais e operativas para a adesão do Tâmega e Sousa à Rede Internacional das Bio-regiões, uma verba financiada na íntegra pelo PDR – Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEADER – Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural.

O projeto tem por objetivo definir uma estratégia agregadora que respeite e valorize as dinâmicas e especificidades do Tâmega e Sousa, mobilizando os múltiplos agentes da comunidade, partindo de um modelo biológico e agro-ecológico de produção e consumo. Pretende, desta forma, fomentar o conceito “produzir e consumir no Tâmega e Sousa”.

A reunião do Conselho Intermunicipal da CIM do Tâmega e Sousa iniciou com a apresentação do projeto FOCUS BC (City as a Platform), uma plataforma integrada e colaborativa para sentir, comunicar e gerir cidades nas suas mais diversas dinâmicas e perspetivas.

Seguidamente, os trabalhos decorreram com principal enfoque em temas como Programa de Apoio à Densificação e Reforço da Oferta de Transporte Público; Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar; Plano Intermunicipal para a Igualdade, entre outros.

Garcez Trindade, Presidente da Câmara Municipal, fez a sessão de abertura, enquanto anfitrião, agradecendo todo o apoio que a Comunidade Intermunicipal tem dado ao Município em projetos importantes para Resende, entre os quais, a recente requalificação do Balneário Termal de Caldas de Aregos, cujas obras já iniciaram.

BIO-REGIÃO

  • Uma bio-região é uma área geográfica onde os agricultores e produtores biológicos, a comunidade em geral, os operadores turísticos, as associações, as instituições de ensino e o poder local e intermunicipal estabelecem um acordo para a gestão sustentável dos recursos locais, partindo do modelo biológico de produção e consumo.
  • A promoção dos produtos biológicos numa bio-região articula-se com a promoção do território. Ou seja, os recursos naturais, culturais e produtivos do território estão ligados em rede e são reforçados por políticas locais orientadas para a valorização do ambiente, das tradições e dos conhecimentos locais.

António Orlando

Next Post

Vila Caiz conquista Taça A. F. Porto e faz história

Dom Jun 26 , 2022
Share on Facebook Tweet it Pin […]
Instagram did not return a 200.

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.