EQUIPAMENTO. Junta de freguesia disponibiliza-se para fazer o Parque mas também para dinamizar um espaço dedicado aos animais.

A União de Freguesias de Amarante (S. Gonçalo, Cepelos, Madalena e Gatão) encetou contactos com a Direção Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Norte (DRCNFN), entidade responsável pela gestão do Parque Florestal de Amarante, com vista à sensibilização deste organismo para a necessidade da construção de um parque infantil neste espaço nobre da cidade.
Para além da construção de um Parque Infantil de terceira geração, a União de Freguesias disponibilizou-se também para assumir responsabilidades na dinamização e manutenção de um espaço dedicado aos animais, garantindo a sua alimentação e bem-estar, pode ler-se numa nota de imprensa enviada às redações.
Na ótica do executivo, liderado por Américo Paulo Ribeiro, “as crianças anseiam um espaço digno para brincar. O Parque Florestal, pela sua envolvência e características únicas, apresenta-se como o local privilegiado para a instalação desta infraestrutura que há muito é reclamada pelas famílias amarantinas”.
Américo Paulo Ribeiro, no decorrer da reunião com a entidade responsável, tomou conhecimento da aprovação de uma candidatura por parte do ICNF para a requalificação do Parque Florestal de um valor considerável, desconhecendo no entanto pormenores do projeto.
Na sequência desta informação, a Junta de Freguesia reitera a sua disponibilidade para construir o parque infantil. “Poderá ser a Junta de Freguesia a construir o Parque Infantil, assim como pode ser o próprio ICNF ou outra entidade com capacidade para o fazer. Mas alguém tem que o fazer. Os amarantinos em geral, e as crianças em particular, merecem-no”, remata o Presidente da Junta.
Refira-se que na Assembleia Municipal, realizada no passado sábado, o presidente da Câmara, José Luís Gaspar, depois de lamentar que o ICNF nunca tenha respondido ao pedido da autarquia para instalar no Parque Florestal uma horta comunitária, por proposta do Orçamento Participativo Jovem, revelou que é sua vontade construir um Parque Infantil Inclusivo no Parque Florestal.