Seniores do concelho retomaram passeio anual em ambiente de alegria e festa


3ª IDADE. Passeio dos Seniores retomado após dois anos de interregno, está inserido num programa de animação social destinado aos mais idosos designado “Sénior é Fixe”, e é promovido pela Câmara, através do pelouro dos Assuntos Sociais, em articulação com as Juntas de Freguesia, desde 2006.

Os seniores do Concelho de Baião, participaram, a 21 de junho, no Passeio Anual, que se traduziu num dia pleno de alegria, de festa e de convívio. Por questões de imprevisibilidade da evolução pandémica da COVID-19, esta iniciativa que normalmente ocorre em setembro, foi, este ano, antecipada.

Para além de contribuir para a socialização, esta ação visa continuar a estimular a vida ativa, promover momentos de confraternização e quebrar o ciclo de solidão e de isolamento que por vezes acompanha o quotidiano de muitos idosos.

O dia começou bem cedo com a recolha dos participantes nas diferentes freguesias do Concelho que depois partiram em direção à Quinta da Malafaia, onde foi possível assistir à celebração da Eucaristia, seguida do almoço. No período da tarde a animação foi uma constante, com diferentes momentos festivos, desde logo com a participação de alguns grupos de Baião, que assim se juntou à animação residente, constituída por danças folclóricas, cantigas à desgarrada, baile, ou marchas populares.

O Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, o Vice-Presidente – que tutela o pelouro dos Assuntos Sociais – Filipe Fonseca, e o Presidente da Assembleia Municipal, Armando Fonseca, marcaram presença na iniciativa, acompanhando os seniores ao longo do dia.

Participaram na organização do evento, além dos colaboradores da autarquia, as corporações dos Bombeiros Voluntários de Baião e de Santa Marinha do Zêzere.

Esta iniciativa que representa uma oportunidade de as pessoas reverem amigos, fazerem novos amigos, e se divertirem”, referindo ainda que “há muitas pessoas, nomeadamente idosos, que vivem confinados aos limites da sua freguesia ou até do seu lugar, e queremos muito trazê-los até nós, trazê-los à ‘Festa’. Queremos que sintam alegria por poderem conviver uns com os outros. Proporcionar-lhes atividades positivas e de boa disposição. E é tão enriquecedor quando percebemos que o objetivo está a ser conseguido. Vamos, assim, continuar a fazer a nossa parte.

Filipe Fonseca, Vereador com o Pelouro da Ação Social

António Orlando

Next Post

A tempestade perfeita

Qua Jun 29 , 2022
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.