EFEMÉRIDE. Parque do Ribeirinho recebe um concerto especial de Noble com a Orquestra do Norte, dirigida pelo maestro Fernando Marinho. Estrela emergente da pop dá música ao aniversário da sua cidade
O 37º aniversário da cidade de Amarante, agendado para o dia 8 de julho, feriado municipal, este ano vai ser animado com a inauguração oficial dos Trilhos dos Castanheiros e das Azenhas, obras que tiveram ideia original do arquiteto paisagista Sidónio Pardal.
O Trilho dos Castanheiros, na margem esquerda do rio Tâmega, tem cerca de três quilómetros de percurso, “onde foram plantadas mais de 5 mil espécies, entre árvores e arbustos”. A inauguração está agendada para as 10.30 horas.
Meira hora depois será inaugurado o Trilho das Azenhas com “cerca de 6,5 quilómetros com quase 20 mil novas espécies”.
O projeto que requalificou as margens do rio que atravessa a cidade, da autoria do arquiteto paisagista Sidónio Pardal, em parceria com a E.RIO de Pedro Teiga, visa promover a adaptação às alterações climáticas e a prevenção e gestão de riscos, nomeadamente para contenção de cheias.
“Reforçou-se a área face ao risco de inundação, através de intervenções estruturais de desobstrução, regularização fluvial e controle de cheias. Foram também removidos elementos da vegetação exótica no leito e nas margens; o fornecimento, plantação e retancha de árvores de espécies endógenas; e de elementos arbustivos e contenção de margens”, explica fonte do Executivo de José Luís Gaspar.
O investimento total foi superior a 2,2 milhões de euros, cofinanciados por fundos comunitários através do POSEUR.
À noite, pelas 22 horas, o Parque do Ribeirinho recebe um concerto especial de Noble com a Orquestra do Norte, dirigida pelo maestro Fernando Marinho. O projeto NOBLE Sinfónico vai revisitar temas conhecidos como “Honey”, mas também o mais recente “Secrets” e outras canções da bem sucedida carreira do músico amarantino. O acesso é gratuito.
As comemorações do Dia do Município terminam no sábado, dia 9, com um passeio no Trilho das Azenhas, às 19.30 horas, que será animado com música ao vivo e com os DJs Higuita e Tikinho.
Saber Mais
A vila de Amarante foi elevada à categoria de cidade, por proposta de lei que teve como primeiro subscritor, Manuel Moreira (PSD), que mais tarde foi presidente do concelho do Marco de Canaveses.
A Proposta foi provada em 8 de Julho de 1985, sendo Presidente da Assembleia da República, Fernando Monteiro do Amaral.
A lei foi promulgada em 26 de Julho de 1985 e referendada a 31 de julho de 1985, sendo Presidente da República, António Ramalho Eanes e Primeiro-Ministro, Mário Soares.