CIM do Tâmega e Sousa participa em projeto europeu DigiBEST

REGIÃO. A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) marcou presença na sessão de encerramento da primeira fase do DigiBEST – Digital Business EcoSystem Transformation, um projeto europeu na área da promoção da competitividade das PME através da sua transformação digital.

O encontro de parceiros, que decorreu no final da semana passada, durante dois dias, 30 de junho e 1 de julho, em Matera, Itália, foi organizado pela Svilluppo Basilicata SPA – Agência de Desenvolvimento Regional, parceiro italiano deste projeto.

Volvidos três anos do início do projeto, e concluída a primeira fase do mesmo, integralmente dedicada à partilha de experiências e boas práticas de digitalização nas empresas, os sete parceiros do DigiBEST voltam a reunir-se presencialmente para apresentarem os respetivos planos de ação, a implementar na segunda fase do projeto, que terá início em agosto deste ano e se prolongará até julho do próximo.
Estes planos têm como objetivo promover a digitalização e, consequentemente, a competitividade das PME dos territórios abrangidos pelo projeto, bem como dar resposta aos constrangimentos identificados pelas empresas e parceiros durante a primeira fase.

O plano de ação desenhado pela CIM do Tâmega e Sousa para a região incorpora informação sobre a forma como as boas práticas e os ensinamentos retirados da cooperação entre os parceiros do projeto nas visitas de estudo realizadas podem ser adaptados e/ou replicados no território, de modo a melhorar o instrumento de política de apoio selecionado pela CIM do Tâmega e Sousa para o acesso ao financiamento das PME para transformação digital – o Plano de Recuperação e Resiliência –, possibilitando às empresas um maior leque de opções de acordo com os investimentos a prover e os objetivos a que se propõem atingir.

Recorde-se que, no âmbito do projeto DigiBEST, a CIM do Tâmega e Sousa assumiu a organização da primeira visita de estudo, que decorreu nesta região em dezembro de 2019.

António Orlando

Next Post

Óbito. Laura Maria da Silva Pinto, 49 anos

Ter Jul 5 , 2022
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.