Privado disponível para investir nas Minas de Vieiros

ECONOMIA. Minas tiveram o seu auge de laboração na primeira metade do século XX, sendo ali explorado estanho. Recentemente foram ensombradas pela intenção governativa de exploração de lítio nas proximidades.

As Minas de Vieiros localizadas em Rebordelo, Amarante, poderão a curto prazo ser alvo de um investimento superior a 10 milhões de euros.

A revelação foi feita pelo presidente da Câmara Municipal de Amarante, José Luís Gaspar, assegurando que “há um investidor da área do desporto de aventura que mostrou interesse à autarquia para utilizar as minas ao abrigo de uma parceria”. 

Refira-se que após um longo processo negocial, as Minas de Vieiros foram recentemente adquiridas  pela Câmara por uma verba na ordem dos 80 mil euros. A área das minas estende-se de Rebordelo a Fridão e a Canadelo. A compra foi justificada pela Câmara Municipal com a “materialização da visão do município no que respeita à coesão territorial e ​à​ promoção do território da designada baixa-densidade em Amarante”. 

Após a compra foi feita a desmatagem da área, abandonada  há décadas, que pôs a descoberto uma galeria subterrânea com 4 quilómetros de extensão que liga Vieiros a Fridão. “Há alguma fragilidade provocada pelo ribeiro que tem inundado algumas galerias”, admitiu o autarca. 

Além de revelar o interesse de exploração turística das minas por privados, em parceria com o município, José Luís Gaspar contou que a família do atual ministro da Economia e ex-presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, prometeu entregar à Câmara de Amarante  o acervo das minas. “Num encontro com o Dr. Medina, ele  contou-me – eu não sabia – que passou parte da sua juventude em Vieiros quando a sua família fazia a exploração das minas e, que por seu intermédio, a família se disponibilizou entregar à Câmara de Amarante todo o acervo do espólio de exploração das minas”.

António Orlando

Next Post

Resende assinalou Dia Mundial das Bibliotecas com comunidade

Qua Jul 6 , 2022
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.