Cidade de Amarante celebrou aniversário com novos trilhos no Tâmega

INAUGURAÇÃO. A Câmara de Amarante inaugurou, nesta sexta-feira, dia em que a cidade celebrou 37 anos, cerca de 10 quilómetros de trilhos no rio Tâmega.

Os percursos designados por Trilhos das Azenhas, ao longo de 7 km, na margem direita e os Trilhos dos Castanheiros, na margem esquerda, com uma extensão de 3,5 km, representam um investimento global de 2.2 milhões de euros, financiados por fundos comunitários.

Os dois trilhos unem-se através do açude que atravessa o rio e que em tempos fazia de represa para as azenhas. A superfície do açude foi “revestida” com blocos de granito, espaçados entre si. Deste modo as pedras permitem a passagem da água sem molhar os pés a quem pretende atravessar o Tâmega.

Os trilhos correspondem à proposta do arquiteto paisagista Sidónio Pardal que para aquela zona ribeirinha defendeu uma intervenção que desse uma nova vida às margens do Tâmega, disponibilizando um conjunto de equipamentos de apoio.

Para os amarantinos o rio Tâmega tem uma importância muito grande, e o autarca, José Luís Gaspar, não esconde que a concretização do projecto que devolve o rio à cidade, o deixa orgulhoso. “O projeto de valorização dos rios ainda não acabou, só agora começou, temos um projeto lindíssimo para o rio Olo, que eu acho que vai transformar aquele afluente do Tâmega no melhor rio do Mundo”.

O projeto de valorização do rio Tâmega contempla, ainda, um Parque de estacionamento em fase final de construção e um sistema de alerta de cheias que está a ser desenvolvido, em parceria com a APA. “A ideia é monitorizar e que possamos ter os indicadores de como é que está a evolução em termos de cheia e qualidade. No fundo é colocar a informática ao nosso serviço”, disse o edil sem se alongar.

Na área ribeirinha serão também criadas zonas balneares cujo processo deverá estar concluído dentro de um ano. “Em sete dos 12 lugares que estão a ser estudados temos água excelente ou muito boa, e são essas sete que têm capacidade para avançar”, revelou.

Um dos objetivos das zonas balneares é ter “gente a vigiar”. “Assim teremos capacidade de minimizar os riscos de acidentes fatais com banhistas”, justificou José Luís Gaspar.

POLUIÇÃO

O vice-presidente da APA, Pimenta Machado, presente na cerimónia, destacou a importância destes equipamentos para a defesa da qualidade dos rios. “Criam-se condições para melhorar a biodiversidade e a qualidade da água e acima de tudo a utilização dos trilhos aumenta o número de pessoas com mais olhares atentos sobre a qualidade da água”.

O responsável da APA disse ao TTV que a despoluição “é uma tarefa inacabada, todos dias há situações novas”. “A água do Tâmega, com este caminho que estamos a fazer, tem recuperado qualidade. Este projeto dos trilhos é a prova disso”, garantiu.

ANIVERSÁRIO DA CIDADE


Além da inauguração dos trilhos, incluída no programa de celebração do 37º aniversário de elevação da vila de Amarante a cidade, esta noite, às 22 horas, o Parque do Ribeirinho recebe um concerto especial de Noble com a Orquestra do Norte, dirigida pelo maestro Fernando Marinho. O projeto Noble Sinfónico, assim se chama o concerto, vai revisitar temas conhecidos da carreira do músico amarantino. O acesso é gratuito.

As comemorações terminam neste sábado, dia 9, com um passeio no Trilho das Azenhas, às 19.30 horas, que será animado com música ao vivo e com os DJs Higuita e Tikinho.

António Orlando

Next Post

Consignada primeira fase do IC 35

Sex Jul 8 , 2022
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.