A partir do universo literário de José Saramago, os alunos da Artâmega, o Conservatório do Marco de Canaveses, promovem neste sábado na Casa da Música, Porto, um espetáculo de récita única a partir das 21.00 horas, na Sala Suggia.

O espetáculo vai reunir no palco o Teatro (Infantojuvenil – Companhia dos Bugalhos e Grupo de Adultos) e a Música (Orquestra e Coros) num trabalho totalmente inédito. “ Será uma viagem sensorial holística, que convoca todos os sentidos dos espectadores – som, imagem, corpo, movimento, palavra, pensamento, emoção…”, explica Carlos Correia, diretor do Conservatório.
A presença na “catedral” da Música é vista pelo responsável como “uma oportunidade imperdível para os amigos da Artâmega, mas também para todos os que têm curiosidade de nos conhecer e que passarão, certamente, a ser nossos amigos também”, acrescenta em forma de convite.
SINOPSE:
José Saramago é uma bíblia. Dentro da sua vida cabem todos os livros, todas as personagens, todas as inquietações e todas as grandes questões da humanidade. Lê-lo é prazer, é uma imersão profunda no autoconhecimento e um repto à ousadia e à coragem de atravessar e perceber o universo do Outro. Crescemos, indagamo-nos, irritamo-nos, sorrimos, sentimos dores de índole, comovemo-nos… No fundo, graças a ele, vivemos intensamente. No coração, talvez tem vários livros dentro, cada um com o seu mundo e os seus desassossegos. Contudo, trata-se de muito mais do que de uma mera junção de livros e ideias: é uma viagem metafórica ao âmago colossal de um Homem, que, cem anos depois de ter nascido, continua a nascer e a crescer nos corações, deveras!