CERIMÓNIA. Cerimónia juntou população de Lourido e contou com a presença dos autarcas vizinhos de Amarante, José Luís Gaspar e Baião, Paulo Pereira. Momento serviu também para a assinatura de protocolo para a recuperação da ponte de arame que une o lugar da Freguesia de Arnoia a Rebordelo, em Amarante.
Peixoto Lima, Presidente da Câmara de Celorico de Basto, perante os presentes, não escondeu a sua alegria pela inauguração das obras de requalificação da estação, destacando a sua importância no plano que o Município de Celorico de Basto tem definido para “fazer da Ecopista do Tâmega a melhor do País, dotando-a de serviços e motivos de interesse, capazes de atrair ainda mais visitantes para a região”.
A antiga Estação de Caminho de Ferro de Lourido faz parte de um conjunto de antigas estações da antiga linha do Tâmega, que foram recuperadas e requalificadas, permitindo uma utilização vocacionada para o apoio ao turismo. Neste espaço será possível aceder a um conjunto de serviços, nomeadamente espaços de descanso e convívio, banhos e WC.
Peixoto Lima relembrou que esta estação, tal como as restantes existentes no concelho, estão totalmente recuperadas e serão concessionadas a entidades privadas “num processo claro e transparente, que valoriza a qualidade das propostas em detrimento do valor da concessão, criando assim oportunidades de negócio para as empresas e a garantia de dinamização e rentabilização dos espaços públicos, prestando um bom serviço à população”.
Na sua intervenção, o Presidente da Câmara congratulou-se pela possibilidade de “neste dia festivo, em que apresentamos o trabalho de recuperação desta belíssima estação, podermos também, perante a população, assinar o protocolo que dá arranque às obras de recuperação da Ponte de Arame, uma obra muito querida pelas pessoas com elevado interesse histórico e arquitetónico, que esteve abandonada durante anos devido à indefinição no processo da construção da barragem de Fridão”.
A obra irá decorrer no âmbito da Associação de Municípios do Douro e Tâmega, com um investimento total que ronda os 300 mil euros, suportado, em partes iguais pelos Municípios de Celorico de Basto e de Amarante, dando resposta a um desejo antigo das populações.
Vítor Moura, presidente da Junta de Freguesia de Arnoia afirmou ser este “um dia histórico para Lourido e para a Freguesia de Arnoia e um motivo de enorme alegria para a população de uma Freguesia nobre e hospitaleira, que fica a partir de hoje, com um novo e importante equipamento para acolher quem nos visita”.
José Peixoto Lima, agradeceu a presença de todos os participantes e em especial o autarca de Amarante, destacando que “são vários os assuntos que exigem um esforço conjunto dos dois Municípios, de forma a encontrar as melhores soluções para a população dos dois concelhos vizinhos”.
“Espero que em breve possamos voltar aqui para a inauguração dessa obra, que irá complementar a oferta turística neste lugar de Lourido, envolvendo-a num percurso pedestre que iremos desenvolver, proporcionando a descoberta da área envolvente com passagem por um conjunto de pontos notáveis”, concluiu.
Do programa da inauguração fez parte a realização de um almoço convívio, animado pelo grupo de bombos “Arnoia em Movimento”.
Além dos membros do Executivo, da Assembleia Municipal e das Juntas de Freguesia marcaram também presença, o Presidente da Câmara de Amarante, José Luís Gaspar e Paulo Pereira, Presidente da Câmara de Baião.