ESCOLA. CIM do Tâmega e Sousa organiza quarta-feira, dia 13, o IV Encontro de Educação do Tâmega e Sousa, subordinado à temática da descentralização educativa e autonomia das escolas.

O Encontro, que terá lugar na Escola Profissional Agrícola Eng. Silva Nunes, em Molares, Celorico de Basto, entre as 14 horas e as 20 horas, insere-se na estratégia educativa do projeto TâmegaSousa Educa [acreditamos em ti], promovido pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) em estreita articulação com os municípios, as escolas e agentes educativos do território.
A discussão surge da necessidade de avaliar os impactos da pandemia na educação, como por exemplo o ensino à distância, no qual a formação se apresenta como um dos vetores mais importantes, reconhecido pelo Plano de Transição Digital.
“Neste contexto, no qual começam a evidenciar-se os efeitos do “ensino remoto de emergência”, sobretudo ao nível das múltiplas aprendizagens que a escola proporciona, quer de modo formal quer de modo informal, “importa, pois, refletir sobre os desafios emergentes e perspetivar as estratégias consequentes”, explica fonte da CIM.
Neste IV Encontro de Educação do Tâmega e Sousa irão ser abordas questões como: que opções e políticas curriculares; como resolver os problemas da inclusão; que papel para o digital na escola e na sala de aula; que formação de professores; que papéis para os diferentes atores locais, etc.
A discussão será feita, anuncia a CIM, por um conjunto de convidados com diferentes percursos, olhares e propostas para os problemas e desafios atuais da educação: investigadores, académicos, autarcas, governantes, entre outros.
A participação no Encontro é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia até 12 de julho. Os interessados poderão inscrever-se através do sítio da internet da CIM do Tâmega e Sousa, em www.cimtamegaesousa.pt.
O Encontro é reconhecido e certificado pelo Centro de Formação de Basto como ação de formação de curta duração.