Educação do Tâmega e Sousa reúne-se em Celorico

ESCOLA. CIM do Tâmega e Sousa organiza quarta-feira, dia 13, o IV Encontro de Educação do Tâmega e Sousa, subordinado à temática da descentralização educativa e autonomia das escolas. 

O Encontro, que terá lugar na Escola Profissional Agrícola Eng. Silva Nunes, em Molares, Celorico de Basto, entre as 14 horas e as 20 horas, insere-se na estratégia educativa do projeto TâmegaSousa Educa [acreditamos em ti], promovido pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) em estreita articulação com os municípios, as escolas e agentes educativos do território. 

A discussão surge da necessidade de avaliar os impactos da pandemia na educação, como por exemplo o ensino à distância, no qual a formação se apresenta como um dos vetores mais importantes, reconhecido pelo Plano de Transição Digital. 

“Neste contexto, no qual começam a evidenciar-se os efeitos do “ensino remoto de emergência”, sobretudo ao nível das múltiplas aprendizagens que a escola proporciona, quer de modo formal quer de modo informal, “importa, pois, refletir sobre os desafios emergentes e perspetivar as estratégias consequentes”, explica fonte da CIM. 

Neste IV Encontro de Educação do Tâmega e Sousa irão ser abordas questões como: que opções e políticas curriculares; como resolver os problemas da inclusão; que papel para o digital na escola e na sala de aula; que formação de professores; que papéis para os diferentes atores locais, etc. 

A discussão será feita, anuncia a CIM, por um conjunto de convidados com diferentes percursos, olhares e propostas para os problemas e desafios atuais da educação: investigadores, académicos, autarcas, governantes, entre outros.  

A participação no Encontro é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia até 12 de julho. Os interessados poderão inscrever-se através do sítio da internet da CIM do Tâmega e Sousa, em www.cimtamegaesousa.pt.  

O Encontro é reconhecido e certificado pelo Centro de Formação de Basto como ação de formação de curta duração. 

António Orlando

Next Post

Órgão de tubos da Igreja de Santa Marinha do Zêzere em fase de restauro

Ter Jul 12 , 2022
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.