Amarante Teck Hub promove campeonato de cibersegurança e cria Campus partilhado

TECNOLOGIA. Amarante Tech Hub apresentou 10 ações de desenvolvimento do setor tecnológico na região, entre elas a criação do Amarante Tech Campus e a organização do primeiro campeonato português de cibersegurança a 22 de outubro. 

projeto Amarante Tech Campus é uma estrutura, criada no âmbito Amarante Tech Hub
Foto facebook.com/amarante.tech.hub

O projeto Amarante Tech Campus é uma estrutura, criada no âmbito Amarante Tech Hub que albergará um programa que inclui três dimensões: do ensino superior, criando-se um campus partilhado que possa ser utilizado por diferentes instituições de ensino superior (ou equivalente), no desenvolvimento de formações relevantes para o território da transferência de tecnologia e da infraestrutura para empresas tecnológicas; de inovação, acolhendo um projeto na área da transferência da tecnologia; e da infraestrutura para empresas tecnológicas.

O projeto é identificado, segundo a Câmara de Amarante como uma âncora do desenvolvimento de toda a estratégia tecnológica para o município.

Com este cluster, o Amarante Tech Hub prevê criar 1000 postos de trabalho até 2030, mas também apoiar as empresas instaladas, atrair novas para a região, promover o cruzamento de competências entre o setor tecnológico e o industrial.

PROTOCOLOS

A sessão de apresentação do plano de ação contou ainda com a assinatura de um conjunto de protocolos de cooperação com o Instituto Empresarial do Tâmega, mas também com as instituições de ensino superior (Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico do Porto, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), e escolas profissionais (EPALC e CENFIM). 

Outra das novidades é a organização do primeiro campeonato nacional de cibersegurança, “Portuguese Cybersecurity Competition”, a 22 de outubro.  Este evento, promovido pelo Amarante Tech Hub, pretende desenvolver novas competências na área da cibersegurança, uma área chave da segurança de países, organizações e indivíduos. Mas também uma oportunidade para os profissionais do setor, dos diversos níveis de experiência, poderem competir e testar os seus conhecimentos. 

A participação no campeonato é gratuita e está aberta a todas as nacionalidades. Os interessados podem inscrever-se no site www.cyberpt.hackrocks.com.  

Amarante Tech Hub*

  • Promovido pelo Município de Amarante através da InvestAmarante, esta aposta no emprego tecnológico surgiu no âmbito da rede internacional iPlace, do programa URBACT da Comissão Europeia. No âmbito deste projeto, Amarante identificou o setor tecnológico como um nicho económico a desenvolver, criando já várias iniciativas como o Talent Check-in, na área do apoio ao recrutamento das empresas; o Move to Amarante, na área da atração do talento; e o Move Your Business to Amarante, na área da atração de novas empresas para o hub. 
  • Passado um ano desde a criação do Amarante Tech Hub, o cluster conta já com 14 empresas tecnológicas instaladas em Amarante, que estão na sua maioria a recrutar. Recentemente, empresas como a espanhola Indra, a canadiana Jolera ou a portuguesa Arentia anunciaram investimento na região. Esta dinâmica crescente resulta da ação da InvestAmarante, a partir do potencial do território envolvente de Amarante que hoje gradua 500 novos profissionais para o setor tecnológico no seu ensino superior.  

*Fonte CMA

URBACT 

  • Programa de Cooperação Territorial Europeia URBACT tem como objetivo promover o desenvolvimento urbano e sustentável nas cidades da Europa. É um instrumento da Política de Coesão, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, nos 28 Estados-Membros, na Noruega e na Suíça.
  • A missão do URBACT é permitir que as cidades trabalhem juntas e desenvolvam soluções integradas para desafios urbanos comuns, criando redes, aprendendo com as experiências do outro, desenhando lições e identificando boas práticas para melhorar as políticas urbanas.

António Orlando

Next Post

Amarante e Celorico assinam consignação da empreitada de “Reabilitação da ponte de Arame”

Qua Jul 13 , 2022
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.